Certame começou ontem mas restam ainda quatro dias onde actividades e animação não vão faltar em três pontos da freguesia
As Festas Populares da Baixa da Banheira em honra de São José Operário já estão na rua e espectáculos de música, um evento desportivo e as celebrações religiosas são os ingredientes que prometem chamar muita gente a um certame de cinco dias. Foi com Jorge Guerreiro e bailarinas que o certame abriu em grande festa, para se prolongar até ao próximo domingo.
Já hoje o Parque José Afonso, local onde decorre grande parte das actividades e onde está montado o palco principal, promete encher para se assistir ao espectáculo com GM, banda que faz tributo aos emblemáticos Xutos e Pontapés – a partir das 22 horas. Amanhã, sexta-feira, a noite vai ser comprida a começar com o concerto de Murta, às 22h30, seguindo-se música com DJ Dadda, a partir da meia-noite. Antes das duas actuações, e a começar pelas 21 horas, José Ramirez – da Associação Cultural BB Blues Portugal – é quem vai abrir as honras daquele palco.
Para o fim-de-semana Luciana Abreu com One Woman Show, em comemoração dos 25 anos de carreira, entra em palco às 22 horas de sábado e, a fechar no domingo, Marco Horácio encarna a bem conhecida personagem Rouxinol Faduncho numa noite que vai ser de muitas gargalhadas – também pelas 22 horas. Ben é o apresentador em todas estas noites.
Mas não só de música se faz o certame. Este fim-de-semana vai decorrer a 6.ª edição do Sunset Run Ribeirinha, um evento que alia actividades desportivas à confraternização. Está marcado para sábado, a partir das 17 horas, momento em que se inicia uma aula de zumba com o professor Eddy Silva – para aquecer e dar ritmo ao que vem em seguida.
A iniciativa conta com uma caminhada de seis quilómetros, com início pelas 17h30, e a corrida de nove quilómetros, a começar a partir das 19 horas. As inscrições terminaram a 1 de Julho mas a Avenida Capitães de Abril, perto do Parque José Afonso – local de partida e chegada das provas –, vai acolher quem quiser apoiar os atletas inscritos. Esses, como oferta de participação na prova, vão ter direito a uma t-shirt, caldo verde, uma bifana e uma medalha alusiva ao evento.
O Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho da Baixa da Banheira é o organizador do evento, em parceria com a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal da Moita.
Programação ecléctica noutros dois palcos da freguesia
Noites com música e espectáculos para todos os gostos são as propostas dos palcos do Largo da Igreja e do Pátio Ribeirinho, que estão já a funcionar.
No Largo da Igreja existem espectáculos todos os dias do certame, sempre a começarem a partir das 21 horas. O palco foi ontem inaugurado com Danças Multiculturais – com o grupo T-Troop, sevilhanas, kizomba e rancho – e vai continuar hoje com actuações de Ousadia e Esuca. Amanhã a noite vai ser de fados, à responsabilidade da União Desportiva e Cultural (UDC) Banheirense.
No sábado o palco acolhe tradições com as actuações das Marchas do UDC Banheirense e do Grupo Alentejano “O Sobreiro”. No domingo, dia 7, para fechar em grande, Nélio Pinto promete pôr toda a gente a dançar com um baile.
No Palco Pátio Ribeirinho, montado no Coreto do Parque, os DJs e as bandas são o prato principal em todas as noites do evento, a partir das 21h30. Mesmo ontem, na abertura do certame, os Kamarros tomaram conta de um espaço que hoje está à responsabilidade de Big Up (Tributo a Bob Marley). Amanhã é dia de ver tocar a banda de covers Play4U e, para fechar, o DJ João Cadeirinhas.
AZ e DJ Edson Costa são os dois protagonistas da noite deste sábado, para que o fim-de-semana arranque em grande folia. No domingo o pontapé de saída é dado por Sec@degas, e, DJ Hermany
Religião | Procissão marcada para domingo à tarde
A programação religiosa é outro dos elementos base desta festa que, sobretudo, presta homenagem a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Assim a Paróquia da Baixa da Banheira divulga o que serão os momentos em que os devotos podem comparecer.
Hoje e amanhã, a partir das 9 horas, á missa de Tríduo a São José. O momento volta a repetir-se no sábado, a partir das 19 horas, também naquela paróquia.
A missa solene está marcada para domingo (dia 7) e está programada iniciar pelas 10 horas. Nesse mesmo dia, mas a partir das 17h15, celebram-se as Vésperas de São José. Finda esta comemoração, eis que se dá o ponto alto da comemoração religiosa: a procissão que começa pelas 18 horas.
Já é conhecido o itinerário por onde vão passar as figuras religiosas. Com partida da Paróquia da Baixa da Banheira as imagens passam pela Rua S. Francisco de Assis, a Rua Fernando Pessoa, a Praceta de Portugal, a Rua Padre José Feliciano, a Rua da Liberdade, a Rua 26 de Janeiro, a Rua 1.º de Maio, a Rua Augusto Gil, e mais uma vez, pela Rua da Liberdade até chegar ao átrio da Igreja, onde se dá por terminado o corso.