30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFeira do Livro de Alhos Vedros cumpre bodas de ouro com a...

Feira do Livro de Alhos Vedros cumpre bodas de ouro com a participação de 40 autores

Certame da Academia 8 de Janeiro é um dos mais antigos do País. Meio século a contribuir para o engrandecimento da cultura

 

- PUB -

Nasceu em 1972 e só foi interrompida em 2020 e 2021, devido à pandemia. Por via disso, cumpre agora bodas de ouro. A Feira do Livro de Alhos Vedros, uma das mais antigas do género no País, arranca hoje (20h30), na Fábrica de Artes Visuais e Ofícios (FAVO), e prolonga-se até ao próximo domingo.

Ao todo, 40 autores, locais e convidados, têm participação assegurada nesta 50.ª edição do certame, que vai contar com o lançamento de seis obras, duas exposições e a cerimónia de anúncio dos vencedores do I Prémio Literário de Conto Leonel Coelho, instituído pela Junta de Freguesia local, em colaboração com a Academia 8 de Janeiro e o Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV). Isto, além de alguns apontamentos artísticos.

Em contagem decrescente para a concretização de meio século a contribuir para o engrandecimento cultura local, e por inerência nacional, a Feira do Livro de Alhos Vedros mudou recentemente de padrão. “A nossa feira tem um paradigma diferente desde o ano passado, ou seja, dá principalmente acolhimento aos autores locais e aos autores convidados”, explica Dores Nascimento, da Academia 8 de Janeiro, entidade responsável pela organização do evento.

- PUB -

Ao mesmo tempo, a responsável realça o “peso” da iniciativa na comunidade. “Somos uma freguesia com grande produção literária. A Feira do Livro ajudou a criar novos autores. Temos muitos em todo o concelho e em Alhos Vedros. Não é fácil terem visibilidade, não estão em grandes editoras, nem as suas obras estão à venda em supermercados como quase todos os livros estão, de forma que esta é uma espécie de feira do livro alternativa. Ou seja, é onde encontramos os autores que não têm visibilidade”, salienta.

Momentos ‘únicos’

Igualmente difícil, mas para Dores Nascimento, é escolher dois ou três destaques da programação que foi posta de pé para estes quatro dias. Até porque, justifica, “todos os momentos da feira são únicos”.

- PUB -

Para hoje, a partir das 21h30, está agendada a apresentação do livro “Crónica de uma deserção”, da autoria de Fernando Mariano Caldeira, pelo jornalista Joaquim Vieira. Logo depois é dado a conhecer o livro de poesia “Sopro e Quietude”, de Paulo Landeck, novo autor que recolhe os mais rasgados elogios de Dores Nascimento. A apresentação será feita por Bruno Vieira do Amaral que, lembra a responsável, “também estará presente com as suas obras” no certame.

O mesmo “ritual” prossegue ao longo dos outros dias do evento com apresentações de obras de vários autores, como Edmundo Valente, Maria Jorgete Teixeira, Lina Soares, Rafael Augusto e João Augusto Almeida (ver programa).

O certame é ainda marcado por diversos apontamentos musicais, uma cena de teatro e a sessão do projecto da Associação NÓS “Todos Somos Únicos e Especiais”, além da cerimónia do I Prémio Literário (ver caixa) e de duas exposições: uma sobre os 50 anos da Feira do Livro, com a exibição de imagens das edições passadas em écrã; e outra, colectiva, que reúne trabalhos de pintura de diversos artistas.

Dores Nascimento – filha de Leonel Coelho (autor local falecido em Dezembro de 2021, que dá nome ao prémio literário) e mãe do autor Rafael Augusto – destaca, a finalizar, as condições do espaço para acolher a feira. “A FAVO era um mercado que foi desactivado e a exposição dos livros é feita nas bancas onde antes se vendia peixe e fruta. É um espaço apelativo, alternativo e muito dinâmico”, conclui,

Prémio Literário Primeira edição com 30 obras a concurso

A cerimónia de anúncio dos vencedores do I Prémio Literário de Conto Leonel Coelho, que homenageia o falecido autor da terra, está agendada para as 17 horas do próximo domingo. A participação foi alargada a autores do concelho da Moita e, nesta primeira edição, foram “submetidos a concurso 30 contos, que o júri avaliou nos últimos meses”, revela Artur Varandas, presidente da Junta de Alhos Vedros. Os três primeiros prémios são, respectivamente, de 1.000, 500 e 250 euros. E são atribuídas ainda, caso se justifique, duas menções honrosas. Além disso, no final, em conjunto com a Câmara da Moita, será “feita a edição das obras premiadas em livro”, que deverá ser apresentada “em Dezembro, em Alhos Vedros”.

O prémio tem carácter bienal e poderá incidir noutro género literário. “Este ano foi de conto, o que não quer dizer que daqui por dois anos não seja de poesia. Mas ainda não está definido”, faz notar o autarca, a finalizar.

PROGRAMA

29 junho (quinta-feira)

20h30 Abertura das bancas

21h00 Cerimónia de inauguração

21h30 Apresentação do Livro Crónica De Uma Deserção, de Fernando Mariano Caldeira, pelo Jornalista Joaquim Vieira

Apresentação do Livro Sopro e Quietude, de Paulo Landeck

Animação Musical com Tony da Costa e Octávio Rodrigues

30 junho (sexta-feira)

20h30 Abertura das bancas

21h30 Apresentação do Livro Vejam Bem de Edmundo Valente, por Carlos Duarte

Apresentação do Livro Mulher À Beira De Uma Largada de Pombos, de Maria Jorgete Teixeira

Animação Musical com o Grupo Com Queda Prá Música e de Sara Augusto

1 julho (sábado)

16h00 Abertura das bancas

17h00 Para Os Mais Novos: Sessão do Projeto “Todos Somos Únicos e Especiais” da Associação Nós e Promoção da Literatura Vocacionada para Crianças e Jovens

21h30 O Teatro Vai À Feira, com uma cena de Mataram As Searas, de José Caldeira Duarte, com o autor/actor e a actriz Anabela

Apresentação da obra da escritora e Investigadora Lina Soares

Animação Musical com o Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio

2 julho (domingo)

11h00 Espectáculo de Dança Contemporânea do Estúdio J, do Luso do Barreiro (no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira)

16h00 Abertura das bancas

Sessão de Autógrafos com a escritora Andreia Ramos

17h00 Cerimónia de Divulgação dos Premiados do Prémio de Conto Leonel Coelho, com a participação do músico Rui Pais

18h30 Apresentação do Livro Leonel Coelho Meu Avô, de Rafael Augusto

21h30 Apresentação do Livro Isabel & Fortunato – Fotobiografia Familiar de João Augusto Almeida

À Conversa com Luís Gomes

Animação Musical com o músico Rui Pais

Encerramento

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -