1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaBaixa da Banheira mantém acesa tradição das marchas com participação 'presidencial'

Baixa da Banheira mantém acesa tradição das marchas com participação ‘presidencial’

Bárbara Dias desfilou como madrinha. Iniciativa cresceu este ano com quatro marchas a juntarem-se à da “casa”. Centenas na Rua São Francisco de Assis

A cor emergente dos trajes, os cânticos de quadras, os “arcos” erguidos ao céu, tudo combinado num ritual sincronizado, que em 1932 teve berço “alfacinha” para comemorar Santo António. São as marchas populares, que atraem gente a perder de vista e mantêm acesa a chama da tradição. Tal como, a exemplo de anos anteriores, aconteceu no último sábado na Baixa da Banheira. E desta vez com uma participação “presidencial”.

- PUB -

A disseminação da tradição também chegou a esta freguesia do concelho da Moita e este ano o evento cresceu, com cinco marchas a desfilarem pela Rua São Francisco de Assis, além das passistas da Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias (ESUCA).

Quatro das marchas vieram de outras paragens para se juntarem à marcha da casa, do União Banheirense, entidade promotora da iniciativa. E o exemplo para sustentar que as tradições são para ser preservadas veio de “cima”, já que Bárbara Dias, presidente da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e deputada à Assembleia da República, “saltou” para o desfile como madrinha da marcha da terra, acompanhada por Anastácio Santana (Sassá), figura bastante popular entre os locais, que foi escolhido como padrinho.

Em declarações publicadas no site do município da Moita, Bárbara Dias explicou o que a levou a participar no evento. “Quando me fizeram o convite aceitei logo, porque o Banheirense é uma colectividade que nos é querida a todos, quer à União das Freguesias quer a todos os banheirenses, portanto teve um gosto especial representar o Banheirense como madrinha, e fazê-lo enquanto presidente da junta obviamente que tem um simbolismo especial”, disse a autarca e deputada parlamentar.

- PUB -

E o balanço não podia ser mais positivo. “Acho que isto correu muito bem e acho que todos gostaram pelo ânimo e pela festa que todos fizeram. É obviamente uma aposta ganha da União de Freguesias, da Câmara Municipal da Moita e do Banheirense”, considerou Bárbara Dias.

Quem também gostou do que viu foi Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita.

“Foi uma noite incrível, o tempo colaborou, as pessoas estiveram aqui de forma fantástica, a audiência esteve animada. Todos os que vieram foram espectaculares a trazer animação colorida a esta noite e a aquecer os corações daqueles que estiveram a assistir”, comentou o líder do executivo, que teve a seu lado a vice-presidente Sara Silva e a vereadora Anabela Rosa.

- PUB -

Além da marcha do União Banheirense, participaram no desfile as marchas de São Vicente de Cuba, Casa do Benfica de Vendas Novas, Filarmónica União Sardoalense e Madragoa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -