26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroDesfiles das escolas estão de regresso com milhares de crianças a apelarem...

Desfiles das escolas estão de regresso com milhares de crianças a apelarem à Paz

São seis os cortejos nas freguesias do concelho, agendados para os dias 16 e 17, que prometem muita cor e animação

“Educar pela Paz” é o tema em que o Carnaval das Escolas do concelho do Barreiro se inspira este ano. Estão confirmados para os próximos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira) seis desfiles, que prometem levar a várias ruas das freguesias milhares de miúdos e graúdos.

- PUB -

A tradicional comemoração do Entrudo, por parte dos estabelecimentos de ensino locais, volta a cumprir-se – tal como O SETUBALENSE deu nota na quarta-feira passada –, após um interregno de duas edições, motivado pelos condicionalismos da pandemia de covid-19.

“Sensivelmente três anos depois, os tão desejados e aguardados desfiles das escolas regressam às ruas do Barreiro, desta feita inspirados no tema ‘Educar Pela Paz’”, anunciou a Câmara Municipal.

E o município, tendo como bitola as edições anteriores, tem a expectativa de contar nos dois dias com a participação de “milhares de crianças e jovens, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação e restante comunidade barreirense” nos cortejos.

- PUB -

Os primeiros três desfiles realizam-se no dia 16, entre as 10 e as 12 horas, em Alto do Seixalinho, Lavradio e Santo António da Charneca. Os outros três cumprem-se no dia seguinte, 17, no mesmo horário, em Barreiro, Palhais e Santo André.

Também já anunciados pela Câmara Municipal foram os percursos dos seis desfiles.

O cortejo no Alto do Seixalinho vai partir “da intersecção entre a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre e a Rua Bartolomeu Dias”. Percorre “a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre e vira para a Rua José Augusto Pimenta”, para terminar “na Praça Paulo VI”.

- PUB -

No Lavradio, o desfile inicia-se na Avenida Joaquim José Fernandes e vira para a Rua D. Luís Furtado de Albuquerque”. O final tem lugar “junto ao Largo do Mercado”.

O cortejo em Santo António da Charneca começa “na Rua 4 (frente à EB Cidade Sol), segue para a Rua 6”, corta para “a Rua 2, vira à esquerda para a Rua 3” e depois “à direita para a Rua 5”, antes de terminar “frente à escola”.

No segundo dia desfila-se em Barreiro, Palhais e Santo André. No Barreiro, o cortejo arranca da “intersecção entre a Rua Heliodoro Salgado com a Avenida Alfredo da Silva, vira para a Rua Miguel Bombarda e termina frente aos Paços do Concelho”.

Em Palhais, o início tem lugar “na Rua dos Monges”. O desfile “segue pela Rua dos Franciscanos e vira para a direita para a Rua dos Espatários, onde termina”.

E em Santo André, a partida acontece no “estacionamento frente à Escola Secundária” local, “percorre a Rua Afonso de Albuquerque e termina junto à Escola Básica Telha Nova 1”.

A Câmara Municipal do Barreiro assume a organização em parceria com as juntas de freguesia locais.

Dia 18 Corso no Lavradio e feijoada no Mercado

As comemorações do Entrudo no concelho do Barreiro não se ficam pelos desfiles das escolas. Para dia 18 estão também anunciadas duas outras acções: o corso das colectividades no Lavradio (a partir das 15 horas); e o desfile carnavalesco (19h30) no Mercado 1.º de Maio, com jantar (feijoada à brasileira), promovido pelo restaurante Marcos – Prazer à Mesa e Vinus Rarus.

No Lavradio, o cortejo – aberto à participação popular – parte da Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (SFAL) e levará os foliões a passar por todas as colectividades da freguesia.

Quanto à comemoração agendada para o Mercado 1.º de Maio, os interessados podem obter informação adicional através do Posto de Turismo do Barreiro (no Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro ou através dos contactos telefónico ou de e-mail) e efectuar reservas para o jantar no restaurante responsável pela organização da iniciativa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -