27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro conclui obras de 2,7 milhões para extensão do serviço de águas...

Barreiro conclui obras de 2,7 milhões para extensão do serviço de águas residuais

Autarquia barreirense deu por terminada intervenção em várias zonas do território

 

- PUB -

O município do Barreiro deu por concluídas esta semana as obras cofinanciadas pelos fundos comunitários do POSEUR, no valor de dois milhões e 725 mil euros, referentes à extensão do serviço de Águas Residuais, no subsistema da ETAR Barreiro/ Moita, numa intervenção suportada pela União Europeia em mais de 2,1 milhões.

As infra-estruturas de drenagem construídas, adianta a autarquia, localizam-se em vários pontos do território, nas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI), na União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e na freguesia de Santo António da Charneca, assim como na União de Freguesias de Palhais e Coina.

As intervenções realizadas, informa a câmara, tiveram como objectivo “aumentar a acessibilidade física ao sistema de drenagem de águas residuais e a expansão da rede de colectores, especialmente em AUGI’s, onde não existia a recolha de águas residuais domésticas, sendo as descargas efectuadas individualmente para fossas sépticas”.

- PUB -

As obras realizadas incluíram ainda a expansão e remodelação de redes em zonas urbanas, onde “ainda não havia ligação dos sistemas de drenagem ao sistema de tratamento de águas residuais”, adianta a edilidade. Neste âmbito, a operação foi executada pela autarquia por fases e dividida por lotes, dada “a sua complexidade”, sublinha.

No total, foram construídos 13,5 quilómetros de colectores gravíticos, 569 ramais e seis Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR), com 1,6 km de condutas elevatórias, estimando-se que estejam abrangidos por estas intervenções mais 1392 habitantes. “Contámos sempre com o apoio da população local onde se realizaram as obras, que apesar dos incómodos colaboraram sempre na sua concretização”, adianta a autarquia.

Ligações em curso na nova rede de drenagem

- PUB -

Em 2016, cerca de 7% dos alojamentos existentes no território “não eram servidos por rede de drenagem e/ou não tinham tratamento de águas residuais adequado”, informou a câmara. Neste momento, segundo o actual executivo e dadas as variadas intervenções “o Barreiro tem apenas cerca de 2% de alojamentos” sem sistemas com este tipo de tratamento adequado.

Dado a conclusão das referidas intervenções, actualmente, ainda “estão em curso, nas áreas que passaram a ser servidas com nova rede de drenagem, as ligações de todas as edificações existentes” à rede executada, em coordenação com os respectivos proprietários, tendo sido construídas as caixas de ramal de saneamento nos pontos mais favoráveis para possibilitar as ligações prediais.

Com estas intervenções, o município conta atingir menos de 1% de alojamentos não servidos por rede com tratamento adequado, contribuindo “para a utilização da máxima capacidade” da ETAR Barreiro/Moita, numa medida que se assume como “relevante na preservação do ambiente e do desenvolvimento económico e social” do concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -