27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroConselho Local de Acção Social reuniu no Espaço Memória

Conselho Local de Acção Social reuniu no Espaço Memória

Pareceres acerca de candidaturas ao PRR em destaque durante última sessão realizada

 

- PUB -

O Conselho Local de Acção Social do Barreiro (CLASB) promoveu na última semana, a sua 53.ª reunião plenária no Espaço Memória, situado na Baía do Tejo, onde marcaram presença, além da vereadora que tutela a Intervenção Social no município, Sara Ferreira, a directora do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS) de Setúbal, Luísa Malhó e Paula Galrito, da DISISH, entre outros representantes dos membros que integram este grupo de entidades.

No decorrer desta sessão, a autarca barreirense sublinhou “os pareceres que reflectem as candidaturas do concelho ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”, tendo classificado os mesmos como “um grande instrumento para suprir necessidades de respostas a idosos e a pessoas com deficiência”.

Na mesma altura, também a crise humanitária que se vive na Ucrânia, esteve na ordem do dia, tendo a directora do CDSS de Setúbal adiantado que os mecanismos de apoio nacionais “estão a funcionar”, sendo que o encaminhamento é extensível “a cidadãos de outras nacionalidades, residentes naquele país, agora, em guerra”. Na altura, Luísa Malhó realçou que é “importante agir de forma articulada” relativamente a esta matéria.

- PUB -

No decorrer do encontro, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, a Estrutura para Pessoas Idosas (ERPI), a Rumo – Centro de Actividades para a Inclusão e o CRIVA – Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira – ERPI e Serviço de Apoio Domiciliário, apresentaram os respectivos projectos em processo de concurso no âmbito do PRR, cujos pareceres favoráveis do núcleo executivo foram ratificados.

UTIB já retomou a sua actividade no município

Durante o encontro, Sara Ferreira deu a conhecer aos presentes que a UTIB – Universidade da Terceira do Barreiro, retomou a sua actividade no último dia 11, estando a decorrer até ao final deste mês a iniciativa “Abril, Barreiro Saudável”, durante três semanas que classificou serem “bastante ricas”.

- PUB -

Na altura, a autarca deu a conhecer aos presentes que o encerramento do evento está previsto para o próximo dia 29, pelas 15h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, com uma sessão dedicada à temática “Impactos das Crises Pandémicas e Humanitárias na Saúde das Pessoas”.

O encontro serviu ainda para a ratificação da adesão ao CLASB da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, para apresentação de uma proposta de alteração do regulamento interno do conselho, e debate sobre os objectivos e a metodologia do Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens.

Na altura foi também apresentado o relatório de monitorização semestral de actividades do CLDS 4G “Comsigo” e feita uma análise à participação das entidades parceiras em iniciativas realizadas neste âmbito.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -