21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroThe Gift em concerto no Parque da Cidade e mostra da Ephemera...

The Gift em concerto no Parque da Cidade e mostra da Ephemera marcam comemorações do 25 de Abril

Banda de Alcobaça traz último trabalho a espaço verde do concelho no próximo domingo

 

- PUB -

As comemorações do 25 de Abril, no Barreiro, incluem na noite do próximo domingo, um concerto dos portugueses The Gift, agendado para as 22h00, no Parque da Cidade. De acordo com a autarquia local, o conceito por trás desta actuação da tour “Verão” é celebrar a história da banda, num espectáculo que “passe pelos grandes momentos” do grupo nos últimos 25 anos, sendo que, em simultâneo, se apresentam as canções do novo disco, onde o single com o mesmo nome é o seu grande cartão de visita.

Na realidade, o “Verão” dos The Gift não é das praias ou da pele salgada, não é dos olhos que parecem verde esmeralda, nem das paixões que acabam por carta ou das viagens com vidros abertos. Não é do mar ou do Verão das cores vivas ao sol. Neste “Verão” corre apenas uma suave brisa, enquanto “lá fora o calor abrasador” se transmite com “uma voz” e mil sons “são trazidos pela brisa quente que move as cortinas finas” e “brancas”.

Cá dentro os raios de sol entram nas brechas dos estores de madeira e ouve-se ao fundo uma natureza a radiar de alegria: “um rio e as crianças ao final da tarde a brincar em repuxos que existem num jardim longínquo”.

- PUB -

O espectáculo da banda de Alcobaça junta a intimidade das canções mais próximas dos The Gift e que tão bem caracterizam o disco “Verão”, com tantos temas que fazem parte integrante da vida do agrupamento, que terá em palco sete músicos, além da cenografia e iluminação muito cuidadas, como tem sido apanágio da banda.

O mais recente trabalho contou com a colaboração de Brian Eno, tendo o próprio conjunto descrito o mesmo como “o Verão dos Gift”… um Verão que “é ou não a continuidade óbvia da Primavera”. A formação musical explica neste trabalho que “o preto e branco dá lugar ao azul escuro” e que neste Verão “o preto e branco da ausência de cor dá lugar ao vazio de uma sala de estar com luz de sol, ameno, sossegado, impulsivo”.

Dá ainda lugar “ao calor visto de dentro”, sendo um Verão que “não é das praias e da pele salgada”, trazendo ecos de uma “Primavera” bem vivida e de uma passagem inspiradora por um “Altar” considerado “emblemático”.

- PUB -

Ephemera apresenta mostra a partir de sábado

Entretanto, a partir do próximo sábado, pelas 17h00, até 28 de Maio, a Biblioteca do Barreiro acolhe a exposição “LIBERDADE (a SÉRIO). A Paz, O Pão, Habitação, Saúde, Educação – Cartazes artesanais de protesto do ARQUIVO EPHEMERA”. No ponto 5 do seu manifesto “10 anos aos papéis”, o conjunto lembra “que o arquivo tem uma prioridade: salvar, salvar, salvar tudo o que faz parte da nossa memória colectiva”.

A mostra foi desenvolvida numa parceria deste arquivo com os Serviços de Biblioteca e Informação Documental da Universidade de Évora, podendo agora ser visitada em toda a sua dimensão, imaginação e irreverência.

“Estes cartazes únicos são representativos das lutas por direitos e liberdades fundamentais e que nos identificam hoje tudo aquilo que nos move e une simultaneamente”, recorda a autarquia barreirense, adiantando que “as acções de protesto são uma multiplicidade de vozes em diálogo, que nos confrontam com o nosso núcleo de princípios e valores”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -