27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaFiguras Históricas da Região: Primeiro secretário-geral do PCP viveu em Almada

Figuras Históricas da Região: Primeiro secretário-geral do PCP viveu em Almada

Luís Carvalho

- PUB -

I.

Henrique Caetano de Sousa foi o primeiro secretário-geral do Partido Comunista Português, em 1921/22. Na altura o cargo tinha outra designação: “secretário da Junta Nacional”. Mas era a mesma função.

Segundo os primeiros estatutos do PCP, a “Junta Nacional” era o “mais alto corpo executivo”, ao qual competia “manter a unidade e dirigir superiormente a ação política geral do partido”. Acresce que Caetano de Sousa era o único membro da “Junta Nacional” que integrava outro órgão chamado “Comissão Geral de Educação e Propaganda”. E era ainda o “secretário da redação” do jornal do partido.

- PUB -

No outono de 1922, foi ele o delegado do PCP ao 4.º congresso da Internacional Comunista, na Rússia. E terá sido ali o único líder do PCP a cruzar-se com Lenine em pessoa.

II.

Nos primeiros anos da República, Caetano de Sousa salientou-se como militante de um coletivo anarquista de Lisboa, o “Grupo Libertário Renovação Social”. Foi nesse âmbito fundador e secretário-geral de uma escola de instrução primária para crianças e adultos: a “Escola do Ensino Livre.

- PUB -

Entre 1918 e 1932, cumpriu um total de sete mandatos como 1.º secretário da assembleia-geral de uma grande associação mutualista, a Inabilidade – que chegou a ter à volta de 22 mil associados.

Destacou-se também no sindicalismo, em 1923, ao ser eleito secretário-geral da “Associação de Classe dos Empregados do Estado”. Com cerca de 2700 sócios, era então um dos maiores sindicatos no País.

Em 1925/27 foi dirigente de uma associação de apoio a presos políticos e suas famílias, o “Socorro Vermelho Internacional, que nessa altura atingiu perto de 2800 sócios. Até que em 1927 foi também ele preso político, sob a ditadura militar. O que já lhe tinha acontecido antes, sob a 1.ª República.

Pelo seu percurso no anarquismo e no movimento sindical, pela sua dedicação às causas da educação e da solidariedade social, e pela sua experiência de preso político antifascista sob a ditadura, Caetano de Sousa é exemplo de muitos dos fundadores e primeiros dirigentes do PCP.

III.

Depois de Caetano de Sousa regressar da Rússia, e basicamente com o apoio da Juventude Comunista, realizou-se, em Março de 1923, uma “conferência nacional” do PCP que aprovou um programa partidário e elegeu uma nova direção. O jovem sindicalista José de Sousa passou a ser o novo secretário-geral (já com esta designação). E Caetano de Sousa tornou-se o “secretário internacional”.

Mas o partido dividiu-se, e esta direção ficou em minoria. Foi nesta crise que o setubalense Carlos Rates ascendeu a secretário-geral do PCP. Caetano de Sousa foi então expulso, mas manteve-se próximo do partido.

Há registo, por exemplo, de ele apoiar com dinheiro a reorganização que em 1929 lançou o PCP na resistência clandestina contra a ditadura. Em 1937, um relatório da PIDE concluía que ele continuava “a manter as suas ideias”. E nos anos 1940, fez parte da Cooperativa dos Trabalhadores de Portugal, presidida por Bento Jesus Caraça.

IV.

Caetano de Sousa nasceu (em 1888) e viveu grande parte da sua vida em Lisboa, Mas radicou-se em Almada quando se aposentou, nos anos quarenta. Ainda foi sócio da Incrível Almadense. E ali faleceu em 1954.

Os seus dois filhos seguiram-lhe as pisadas e tornaram-se militantes do PCP, no tempo da ditadura. Um deles também foi preso político. E depois do 25 de Abril, foi deputado municipal do PCP em Almada. O outro foi um dos fundadores da comissão de trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.

Investigador

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -