27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalIPS estende-se a sul do distrito em protocolo de colaboração com município...

IPS estende-se a sul do distrito em protocolo de colaboração com município de Alcácer do Sal

Vítor Proença elogiou a vontade de Ângela Lemos em expandir ensino politécnico ao Litoral Alentejano

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAS) vão, brevemente, assinar um protocolo de colaboração que vai permitir que a instituição de ensino superior politécnico possa consolidar a sua presença no Litoral Alentejano.

A deliberação foi decidida hoje durante a reunião pública do executivo da CMAS e está tudo a postos para que, a qualquer momento, os dois organismos assinem a parceria que terá a duração de um ano.

Assim as duas entidades comprometem-se a cooperar em matéria de “actividades (formativas e pré-profissionais); realização de estágios; estudos e investigação; projectos de Inovação e Empreendedorismo; e ainda, bolsas de estudo”, explica o documento aprovado por unanimidade.

- PUB -

A participação conjunta conta em ter “aproveitamento recíproco das respectivas potencialidades científicas, técnicas e humanas, em áreas que apresentem complementaridade ou alternatividade de recursos”.

Compete à CMAS “colaborar no apoio a programas e projectos de interesse municipal, em parceria com entidades da administração central”, e ainda, “promover a oferta de cursos de ensino e formação profissional”.

Durante a discussão do ponto da ordem de trabalhos Vítor Proença, presidente da CMAS, apontou que o IPS está muito centralizado na região da Península de Setúbal, cenário que considera que se irá dissolver com a assinatura do protocolo. O autarca deixou ainda uma palavra para Ângela Lemos, presidente do IPS, ao elogiar a vontade de investimento e dinamização do ensino superior além do concelho sadino.

- PUB -

O IPS, que conta com um campus em Setúbal e outro no Barreiro, tem já em curso projectos que prevêem a expansão da instituição por mais localidades.

No passado mês de Março a responsável pela instituição disse, em entrevista à PopularFM e a O SETUBALENSE, que já está em cima da mesa a ideia de edificar uma nova escola em Sines – Escola Superior Sines. No ano passado soube-se também que o politécnico já assegurou uma verba de 1,5 milhões de euros para a construção de uma residência de estudantes no mesmo concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -