30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesporto“Somos o Vitória e temos que abrir os olhos na fase de...

“Somos o Vitória e temos que abrir os olhos na fase de subida”

“O que se passou tem de servir de lição porque o clube tem de subir de divisão”, disse o defesa

 

- PUB -

O Vitória despediu-se domingo da fase de regular da série D do Campeonato de Portugal com uma derrota (2-1) com O Elvas. O desaire não teve qualquer consequência na classificação dos sadinos, que já tinham assegurado antes o primeiro lugar na prova, mas no plantel há quem faça questão de sublinhar que erros como os que foram cometidos na ronda anterior não se podem repetir na fase final em que oito clubes vão lutar pelo acesso à Liga 3.

O aviso foi deixado pelo defesa Joel Monteiro após duelo em que os alentejanos conseguiram marcar dois golos na recta final do encontro virando o resultado de 1-0 para 2-1. “No segundo golo houve, claramente, uma falha nossa. Não pode acontecer. Somos o Vitória e temos que abrir os olhos na fase de subida. Não podem acontecer estas falhas. O que se passou tem de servir de lição porque o Vitória tem de subir de divisão e vamos dar a volta”.

O lateral, de 32 anos, que nas duas temporadas anteriores tinha representado o Amora, considera que o desempenho da equipa foi positivo até ao intervalo e em resultado disso recolheu aos balneários na frente do marcador. “Foi um jogo com duas partes distintas. Entrámos bem e a primeira parte foi claramente nossa. Chegámos ao golo com naturalidade e mérito. O Elvas teve sempre com 11 jogadores atrás”.

- PUB -

Joel Monteiro não tem dúvidas em afirmar que no segundo tempo a história foi bem diferente, razão pela qual o conjunto alentejano conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos. “A segunda parte foi diferente, baixámos linhas, não conseguimos ter tanto a bola e permitimos ao adversário criar duas ocasiões, uma delas de penálti. Depois desse momento, cometemos um erro que esteve na origem do segundo golo que sofremos”.

 

José Pedro: “Passámos em primeiro”

- PUB -

 

Tal como o defesa, o treinador José Pedro também prestou declarações ao Instagram do clube logo após o apito final no Campo Domingos Carrilho Patalino. Na hora de analisar o desfecho, o técnico, apesar de insatisfeito pelo facto de os vitorianos não terem vencido nenhum dos últimos três jogos, recorda que o primeiro objectivo traçado foi atingido. “Não desvalorizando o facto de não ganharmos há três jogos, recordo que passámos em primeiro”.

Sobre as igualdades com o Oriental (3-3) e Fabril (1-1), que antecederam a derrota com O Elvas, o timoneiro dos sadinos, de 45 anos de idade, disse ainda que “nos três jogos a equipa esteve a ganhar e, muito por culpa nossa, não conseguimos resultados positivos, apesar de terem sido dois empates e agora a derrota em Elvas”.

José Pedro recorda que desde o início do passado mês de Março, quando o clube garantiu o apuramento para a próxima fase, optou por fazer a rotatividade do plantel. “Depois de termos ganho ao Barreirense e garantido a fase de subida, procurámos preparar da melhor forma a segunda fase, dando mais minutos a jogadores que não jogaram tanto durante a época desportiva para estarem melhor preparados para essa fase decisiva”.

O treinador refere que essa aposta em atletas menos utilizados poderia ter influência nos resultados futuros. “Sabíamos que teríamos de correr o risco de não ser uma equipa tão competitiva, mas era importante dar aos jogadores este tempo para estarmos melhor preparados para a segunda fase”, sublinhou, considerando que essa afinação em termos colectivos e individuais foi alcançada não obstante os últimos resultados da equipa.

A ideia foi reforçada por José Pedro no final da intervenção que o Vitória disponibilizou no Instagram. “Todos temos a consciência das razões que levaram a que isto tivesse acontecido. Apesar destes três resultados não terem sido dentro do que nós idealizámos desde o início, também somos uma equipa melhor preparada para a segunda fase e isso, para mim, é o mais importante”.

 

Oito clubes discutem promoção

 

Entretanto, após a conclusão da primeira fase do Campeonato de Portugal, já são conhecidos os nomes dos oito clubes que vão lutar pela promoção à Liga 3: Limianos e Pevidém (Série A); Amarante e São João de Ver (Série B); UD Santarém e Lusitânia dos Açores (Série C); e Vitória e Moncarapachense (Série D).

Segundo o regulamento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), “a 2.ª Fase – Subida é disputada por oito clubes, distribuídos em duas séries de quatro equipas, de acordo com a sua localização geográfica”. Quer isto dizer que os setubalenses vão estar inseridos na Série 2 juntamente com o UD Santarém, Lusitânia dos Açores e Moncarapachense.

O regulamento refere ainda que “em cada série todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio”, sendo que “o 1.º e o 2.º classificado de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte” e “o 1.º classificado de cada série apura-se para a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão”, que será discutida na final do Estádio Nacional, com o vencedor da série 1.

Segundo informações recolhidas junto dos vitorianos, “a primeira joga-se dia 21 de Abril e segue em todos os domingos, menos no 12 de Maio. Neste momento a FPF não disponibilizou informação sobre o sorteio. No entanto, o mesmo deve acontecer nas próximas horas”, apurámos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -