26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto«Tenho a esperança de voltar a estar numa final com o Vitória»

«Tenho a esperança de voltar a estar numa final com o Vitória»

O médio, de 35 anos, recordou que jogar no clube da sua terra era uma ambição de criança: “O meu sonho era jogar aqui e consegui concretizá-lo. Estou muito feliz por isso”.

 

- PUB -

A cumprir a sua terceira temporada ao serviço do Vitória FC, o capitão José Semedo, natural de Setúbal, não esconde que envergar a camisola do clube da sua terra natal permitiu-lhe cumprir um sonho de criança. “O clube onde sempre sonhei jogar foi o Vitória porque é da minha terra, da minha cidade. Quando nasci o primeiro clube de futebol que ouvi falar foi o Vitória. O meu sonho era jogar aqui e consegui concretizá-lo. Estou muito feliz por isso”.

Em resposta às questões colocadas pelos adeptos no Instagram da ‘Rubrica dos Campeões’, da revista Nova Gente, o médio, de 35 anos, respondeu com boa disposição às questões que lhe foram sendo colocadas. À pergunta se gostava de um dia assumir o cargo de presidente do Vitória, o jogador não excluiu essa hipótese: “quem sabe?”. O caso mudou de figura quando outro adepto o questionou se aceitava jogar no Benfica. “Não. As minhas cores são o verde e o branco do Sporting [clube onde se formou como jogador] e do Vitória”.

Em 2017/18, época em que assinou pelos setubalenses, José Semedo conseguiu ajudar o clube a chegar à final da Taça da Liga. Apesar de o troféu ter escapado depois de um jogo decidido no desempate por penáltis, o médio revela que tem a ambição de erguer uma taça pelo Vitória. “Sonho com esse momento e de que maneira! O Vitória é um clube que tem tradição nas taças e tem sempre a ambição de ir longe nessas provas”.

- PUB -

Voltando à final perdida para o Sporting em Janeiro de 2018 [derrota por 5-4 nas grandes penalidades após 1-1 no tempo regulamentar], o capitão dos verdes e brancos acredita que poderá no futuro voltar a estar em nova final. “Estivemos perto de consegui-lo na final da Taça da Liga que perdemos contra o Sporting nos penáltis. Tenho a esperança de voltar a estar numa final e acredito que o vamos conseguir”.

Dois anos mais velho do que o conterrâneo Zequinha, José Semedo revelou ter muitas memórias dos tempos de juventude em que privou com o agora colega e também capitão de equipa. “Recordações? Tenho e de que maneira! Crescemos juntos no bairro da Bela Vista, em Setúbal. O Zequinha não era do bairro, mas estava lá sempre connosco. Nos torneios de Verão que fazíamos na altura jogávamos sempre um contra o outro”, contou.

Ao mesmo tempo que admite que nunca pensou que poderiam vir a jogar juntos, o médio refere que é um privilégio partilhar o balneário e actuar em campo com o avançado, de 33 anos. “Por jogarmos em equipa diferentes, tínhamos uma rivalidade muito grande. Nunca pensei na minha vida jogar com ele. Joguei, isso sim, contra ele quando o Sporting jogou contra o Vitória. Hoje tenho a sorte e a felicidade de jogarmos juntos”.

- PUB -

“Cristiano Ronaldo faz-nos querer ser cada vez melhores”

Fora do campo, José Semedo é um dos melhores amigos de Cristiano Ronaldo, capitão da Selecção nacional portuguesa. Privar com o craque e conhecer o homem é “sensacional”, garante. “Conhecê-lo e estar com ele é uma aprendizagem constante. Ele pensa e fala de forma diferente, é especial e ajuda-nos a ser melhores pessoas. É uma aventura porque aprendemos muitas coisas e adquirimos uma ambição e vontade de sermos cada vez ser melhores. Ele transmite tudo isso. Costumo dizer que quem conversa com o Cristiano, nem que seja um ou dois minutos, vê que é diferente do ser humano comum”.

José Semedo fez a maior parte da sua carreira em Inglaterra, país onde representou o Charlton (2007/08 a 2010/11) e Sheffield Wednesday (2011 a 2016/17). Foi neste último clube que o jogador confessa ter vivido o momento mais feliz na sua carreira. “O melhor momento foi no Sheffield quando levantei um troféu a nível de clubes [em 2015/16] quando subimos da League 1 ao Championship [do 3.º ao segundo escalão do futebol inglês] ”.

O capitão dos setubalenses explicou que erguer uma taça é algo inesquecível. “Os jogadores acabam por se sentir grandes quando levantam troféus e esse, que foi o único que levantei a nível de clubes, tenho de dizer que esse é o momento alto”, revelou o jogador que ainda não perdeu a esperança de voltar a ter a mesma sensação ao serviço do Vitória, clube onde contabiliza esta época 25 jogos oficiais (20 no campeonato, quatro na Taça da Liga e um na Taça de Portugal).

Em Inglaterra, José Semedo foi, em Sheffield, colega de equipa de Lucas João, avançado actualmente do Reading, que fez a sua formação no Beira-Mar de Almada. O médio do Vitória considera que o atacante, de 26 anos, tem potencial para representar um dos grandes de Portugal. “Sem dúvida que sim. Joguei com ele no Sheffield e é um craque. Tenho a certeza que em dois ou três anos vai atingir o máximo no futebol e, regressando a Portugal, será, de certeza, num dos grandes porque tem muita qualidade. Tem tudo o que o futebol moderno requer hoje: é rápido, tem bom pé direito e esquerdo e é fisicamente forte”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -