28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCompanhia ‘Alma d’Arame’ mostra teatro geométrico com biomecânica russa

Companhia ‘Alma d’Arame’ mostra teatro geométrico com biomecânica russa

‘Apolo Descapotável’ revelou-se um dos espectáculos mais interessantes da Festa do Teatro 2022

 

- PUB -

O palco de repente fica inclinado sublinhando que o grande teatro é dos matemáticos e geógrafos a gravidade obriga os dois actores a um constante movimento como se fossem os astros do céu à terra. Vivem nessas trajectórias acima e em baixo, à esquerda e à direita, lembrando Vsevolod Meyerhold, pai da biomecânica enquanto sistema de treino de actores.

Sábado, no fórum Luísa Todi, com cerca de uma centena e meia de espectadores, ‘Apolo Descapotável’, da companhia ‘Teatro d’Arame’, de Montemor-o-Novo revelou-se dos mais interessantes espectáculos deste Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS). Uma ideia de Amâncio Anastácio encenação com Paulo Oliveira Autor do texto a partir da grande obra de António José da Silva, Principio de Faetonte. Teatro Clássico por isso o texto é denso e difícil para os actores e os espectadores. A interpretação é de Jorge Serena e Paulo Quedas.

Muito interessante a cena dos potes de cores. A cor do céu azul é lançada ao ar e sobre o actor recai a cor do Sol, amarelo.

- PUB -

 

 

Sinopse:

- PUB -

Ca­mi­nha­mos pelo tecto, como se fosse um campo vasto.

Faetonte no seu Apolo Des­ca­po­tá­vel, ful­mi­nante e amarelo, encontra-se suspenso entre o Céu e a Terra; em queda, muito lenta e contínua.

Faetonte procura o original do retrato mágico, nau­fra­gado, o retrato de todas as cores e tamanhos, o retrato do seu amor, uma cópia muito melhor do que o original: “com­pro­meto-me a fazer in­ves­ti­men­tos gigantes!”

Há cons­pi­ra­ções que mudam os nomes dos Planetas e trans­for­mam os Homens.

O Pre­ci­pí­cio revela-se sobre um Céu in­cen­di­ado e luminoso, o ar in­fla­mado faz de­sa­pa­re­cer as sombras e a Terra, ainda que seja plana, até parece côncava.

São ambições que não são terrenas, são siderais.

E nós cruzamos as mãos debaixo dos braços.

Somos os es­pec­ta­do­res da Ca­tás­trofe.

O Pre­ci­pí­cio espera agora, haverá sempre um para sempre à nossa frente, e tudo isto é de­fi­ni­ti­va­mente ou pro­va­vel­mente verdade

 

Ficha técnica e artística:

Ideia Inicial: Amândio Anastácio, Encenação e Cenografia: Amândio Anastácio e Paulo Oliveira, Texto: Paulo Oliveira [a partir d’O Precipício de Faetonte, 1738, de António José da Silva], Interpretação: Jorge Serena e Paulo Quedas, Música: João Bastos, Desenho de Luz e Montagem: João Sofio, Costureira: Susana Oliveira, Construção de Cenário: Decor Galamba, Lda., Direcção de Produção: Ricardo Falcão, Comunicação, Difusão e Circulação: João Murteira, Gestão Financeira: Pé de Cabra, Lda., Gestão Administrativa: Sílvia Tecedeiro, Redes Sociais e Plataformas Digitais: João Murteira, Website: DWP – Digital Workplace, Lda., Fotografia: Tiago Fróis, Design: João Murteira, Vídeo & Teaser: Cooperativa Cal, Produção: Alma d’Arame, Co-Produção: Teatro Ibérico, Duração aproximada: 60 min, Classificação etária: M/12

 

OBSERVAÇÃO DE TEATRO: Crónica de José Gil (Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) e Maria Simas (Actriz Teatro Politécnico de Setúbal, Mestranda)

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -