1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFestas Populares de São Pedro regressam a crescer

Festas Populares de São Pedro regressam a crescer

Certame vai ter mais um dia do que o habitual. Concertos de Matias Damásio, Gift e Dulce Pontes na zona ribeirinha

 

- PUB -

Depois de dois anos de interregno – face às restrições provocadas pela conjuntura pandémica –, as Festas Populares de São Pedro, no Montijo, estão de regresso. E a crescer, já que o programa estende-se por sete dias – de 28 de Junho a 4 de Julho –, mais 24 horas de folia do que em edições anteriores.

O certame foi apresentado publicamente, na última terça-feira, no Jardim da Casa Mora, confirmando-se o que O SETUBALENSE havia avançado em primeira mão: Matias Damásio, The Gift e Dulce Pontes são os principais nomes do cartaz artístico.

Durante a sessão, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, acompanhado por Amável Pires, que preside à comissão das festas, desvendou onde decorrerão os três espectáculos. “Junto ao Cais do Vapores e ao Tejo, por razões de segurança, mas também porque marca esta muito forte ligação que as gentes e as festas têm ao Tejo”, disse.

- PUB -

Matias Damásio actua no dia de abertura, The Gift sobem ao palco a 1 de Julho e Dulce Pontes no último dia, antecedendo o fogo-de-artifício que encerra o evento.

Novidade este ano é a inclusão de uma manhã infantil com a presença do Avô Cantigas, personagem encarnada pelo artista Carlos Vidal, que dará um concerto no dia 2 de Julho para os mais novos.

Momentos altos continuam a ser as tradicionais procissões por mar e por terra, a mostra de talentos das colectividades montijenses e as noites de comes e bebes. O fado também vai estar em destaque e a vertente tauromáquica engloba oito largadas de toiros e a Corrida de São Pedro, no dia 2 de Julho.

- PUB -

Para Nuno Canta as Festas do Montijo “vão transformar a cidade num lugar de vida e com futuro”. Até porque, lembrou, “são o testemunho da história de muitas gerações, portadoras de uma identidade própria” que “não pode desaparecer” da cultura da comunidade montijense. “As festas são, portanto, um momento de diálogo entre a modernidade e a nossa tradição”, resumiu o autarca.

Já Amável Pires admitiu que as festividades foram preparadas em tempo recorde. “Estamos a trabalhar na execução das festas há mês e meio, um trabalho muito árduo. Contactar todas as nossas associações e entidades e outros intervenientes não foi fácil, mas queremos agradecer a todos, não nos dificultaram o trabalho, pelo contrário receberam-nos com muito carinho”, salientou o responsável pela comissão organizadora.

Amável Pires deixou ainda um agradecimento especial a Manuela Cavaco e à sua colaboradora, “responsáveis pela elaboração de elementos decorativos, em papel, de pátios e de rua”.

A abertura das festividades está agendada para as 19 horas do próximo dia 28.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -