18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFestas Populares de São Pedro regressam a crescer

Festas Populares de São Pedro regressam a crescer

Certame vai ter mais um dia do que o habitual. Concertos de Matias Damásio, Gift e Dulce Pontes na zona ribeirinha

 

- PUB -

Depois de dois anos de interregno – face às restrições provocadas pela conjuntura pandémica –, as Festas Populares de São Pedro, no Montijo, estão de regresso. E a crescer, já que o programa estende-se por sete dias – de 28 de Junho a 4 de Julho –, mais 24 horas de folia do que em edições anteriores.

O certame foi apresentado publicamente, na última terça-feira, no Jardim da Casa Mora, confirmando-se o que O SETUBALENSE havia avançado em primeira mão: Matias Damásio, The Gift e Dulce Pontes são os principais nomes do cartaz artístico.

Durante a sessão, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, acompanhado por Amável Pires, que preside à comissão das festas, desvendou onde decorrerão os três espectáculos. “Junto ao Cais do Vapores e ao Tejo, por razões de segurança, mas também porque marca esta muito forte ligação que as gentes e as festas têm ao Tejo”, disse.

- PUB -

Matias Damásio actua no dia de abertura, The Gift sobem ao palco a 1 de Julho e Dulce Pontes no último dia, antecedendo o fogo-de-artifício que encerra o evento.

Novidade este ano é a inclusão de uma manhã infantil com a presença do Avô Cantigas, personagem encarnada pelo artista Carlos Vidal, que dará um concerto no dia 2 de Julho para os mais novos.

Momentos altos continuam a ser as tradicionais procissões por mar e por terra, a mostra de talentos das colectividades montijenses e as noites de comes e bebes. O fado também vai estar em destaque e a vertente tauromáquica engloba oito largadas de toiros e a Corrida de São Pedro, no dia 2 de Julho.

- PUB -

Para Nuno Canta as Festas do Montijo “vão transformar a cidade num lugar de vida e com futuro”. Até porque, lembrou, “são o testemunho da história de muitas gerações, portadoras de uma identidade própria” que “não pode desaparecer” da cultura da comunidade montijense. “As festas são, portanto, um momento de diálogo entre a modernidade e a nossa tradição”, resumiu o autarca.

Já Amável Pires admitiu que as festividades foram preparadas em tempo recorde. “Estamos a trabalhar na execução das festas há mês e meio, um trabalho muito árduo. Contactar todas as nossas associações e entidades e outros intervenientes não foi fácil, mas queremos agradecer a todos, não nos dificultaram o trabalho, pelo contrário receberam-nos com muito carinho”, salientou o responsável pela comissão organizadora.

Amável Pires deixou ainda um agradecimento especial a Manuela Cavaco e à sua colaboradora, “responsáveis pela elaboração de elementos decorativos, em papel, de pátios e de rua”.

A abertura das festividades está agendada para as 19 horas do próximo dia 28.

 

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -