1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaSubmarino “Arpão” regressa hoje à Base do Alfeite depois de missão ao...

Submarino “Arpão” regressa hoje à Base do Alfeite depois de missão ao serviço da Nato

Operação decorreu durante dois meses. Chegada marcada para as 15h00

- PUB -

O submarino “Arpão”, da Marinha Portuguesa, regressa hoje, 26 de Maio, à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em Almada. A cerimónia tem início às 15h00 e deverá durar cerca de 30 minutos.

Este regresso acontece após o “Arpão” ter integrado, durante dois meses, a Operação SEA GUARDIAN, da NATO, e a Operação IRINI, da União Europeia, ambas no Mar Mediterrâneo.

A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, onde vai estar também presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.

- PUB -

Refere a Marinha Portuguesa que a Operação SEA GUARDIAN “tem por finalidade promover a segurança marítima no Mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional da área, com foco nas actividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha”.

Segundo o mesmo organismo militar, o submarino português “esteve sob comando directo das estruturas da NATO, revelando o firme comprometimento do Estado Português para com a Aliança Atlântica, disponibilizando uma unidade naval de alto valor operacional, tendo em vista contribuir decisivamente para melhorar a situação securitária marítima no Mediterrâneo”.

A guarnição do submarino “Arpão” é constituída por 33 militares, sendo comandada pelo capitão-tenente Taveira Pinto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -