26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaSubmarino “Arpão” regressa hoje à Base do Alfeite depois de missão ao...

Submarino “Arpão” regressa hoje à Base do Alfeite depois de missão ao serviço da Nato

Operação decorreu durante dois meses. Chegada marcada para as 15h00

- PUB -

O submarino “Arpão”, da Marinha Portuguesa, regressa hoje, 26 de Maio, à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em Almada. A cerimónia tem início às 15h00 e deverá durar cerca de 30 minutos.

Este regresso acontece após o “Arpão” ter integrado, durante dois meses, a Operação SEA GUARDIAN, da NATO, e a Operação IRINI, da União Europeia, ambas no Mar Mediterrâneo.

A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, onde vai estar também presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.

- PUB -

Refere a Marinha Portuguesa que a Operação SEA GUARDIAN “tem por finalidade promover a segurança marítima no Mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional da área, com foco nas actividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha”.

Segundo o mesmo organismo militar, o submarino português “esteve sob comando directo das estruturas da NATO, revelando o firme comprometimento do Estado Português para com a Aliança Atlântica, disponibilizando uma unidade naval de alto valor operacional, tendo em vista contribuir decisivamente para melhorar a situação securitária marítima no Mediterrâneo”.

A guarnição do submarino “Arpão” é constituída por 33 militares, sendo comandada pelo capitão-tenente Taveira Pinto.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -