24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada assina estratégia de combate à SIDA com cerca de três dezenas...

Almada assina estratégia de combate à SIDA com cerca de três dezenas de entidades

O objectivo da Câmara de Almada é tornar o município cada vez mais saudável e com melhor qualidade de vida 

- PUB -

Graça Freitas, directora-geral da Saúde e Luís Mendão, presidente do GAT – Grupo de Activistas em Tratamentos, estiveram em Almada na passa segunda-feira, na Praça São João Baptista, onde assinaram um acordo com a Câmara de Almada, para a estratégia municipal Almada Sem Sida.

Em representação da autarquia esteve a vice-presidente, Teodolinda Silveira, para um acordo que envolve 28 entidades de diferentes áreas de acção nessa matéria.

“Desde 2018” que a autarquia está a desenvolver trabalho com o intuito de “tornar Almada um município mais saudável e com maior qualidade de vida”, afirmou na altura protocolar a vice-presidente da Câmara.

- PUB -

Quanto ao dia escolhido para este compromisso entre as partes, lembrou Teodolinda Silveira, que coincide com a “assinatura da Declaração de Compromisso pelos parceiros da Estratégia Municipal Almada Sem SIDA, 23 de Maio. A escolha foi assim “simbólica”, uma vez que no mesmo dia termina a Semana Europeia do Teste Primavera, o qual tem como objectivo “reforçar o alerta fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento”.

Expressou ainda a vice-presidente da Câmara que o acordo agora assinado representa uma “parceria extensa, diversa e com parceiros com trabalho firmado”. Por sua vez Luís Mendão salientou que “Almada é, neste momento, o caso mais emblemático, mais produtivo e, provavelmente, com melhores resultados – os quais serão verificados em breve – no âmbito do Fast-Tack Cities”.

Na sua intervenção, Graça Freitas reiterou os “parabéns à autarquia, às juntas de freguesia e a todo o tecido de proximidade que tem levado a bom porto este projecto, e desejou que a etapa que agora se inicia no município seja “bem-sucedida com a colaboração de todos os parceiros”.

- PUB -

A funcionar desde Setembro de 2021, o Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais (CIRSS), situado no Laranjeiro, é uma das iniciativas concretizadas no âmbito da Estratégia “Almada Município Sem SIDA”, fruto de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, a Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Garcia de Orta e o Grupo de Activistas em Tratamentos.

A Estratégia Municipal Almada Sem SIDA, integra quatro áreas de intervenção: Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Combate ao Estigma e Discriminação, tendo esta surgido na sequência da adesão da Câmara, em Outubro de 2018, ao Movimento Fast Track Cities – Cidades na Via Rápida para acabar com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), através da assinatura da Declaração de Paris, que define como objectivo eliminar a infecção VIH e SIDA até 2030, através do apoio e aceleração das respostas locais ao VIH.

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -