28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaJovem presidente da Assembleia de Freguesia lança crónicas do mundo e da...

Jovem presidente da Assembleia de Freguesia lança crónicas do mundo e da actualidade

João Pedro Leitão aborda, em livro, a despenalização do lenocínio, a eutanásia, a inteligência artificial e até o Brexit

 

- PUB -

Tem apenas 22 anos, tendo nos primeiros 12 residido em Setúbal, preside à Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo e acaba de lançar o livro intitulado “As Crónicas do Mundo e da Actualidade”. João Pedro Leitão congrega, para já, as vertentes de político, autarca e escritor.

A obra – com a chancela da editora Lisbon International Press e lançada no passado dia 11 – representa a estreia do autor a solo e “convida à comunhão com a liberdade, a igualdade e a fraternidade”, no sentido de “descomplicar a política por via de uma linguagem simples e perceptível a ‘olho nu’”, lê-se na sinopse. Os textos são “desenhados a régua e esquadro para o cidadão comum, através de uma leitura transversal da sociedade”.

Ao longo de 398 páginas, o jovem político e autarca – que é também finalista na licenciatura em Direito na Universidade Europeia, encontrando-se ainda a realizar cursos de pós-graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – aborda vários dos pontos que marcam a actualidade à escala global. Da despenalização do lenocínio, passando por temas como a eutanásia, o combate às desigualdades, a saúde mental, as alterações climáticas, a inteligência artificial, e os direitos humanos, até ao fenómeno Brexit, João Pedro Leitão apresenta para cada uma destas temáticas não só “uma opinião” como também “uma solução à mistura e ainda uma pitada de interrogações retóricas”.

- PUB -

O livro, pode ainda ler-se no resumo de apresentação, “tem como alicerce e premissa dar voz ao silêncio”, edificando “pontes vanguardistas que possam dar azo a implementações no presente e a discussões não só no plano político como na arquitectura da sociedade civil”, riscando assim do dicionário político “o olvidar premeditado e unicamente relembrado como trunfo eleitoral”.

Além de presidente da Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo, João Pedro Leitão preside também à Assembleia da Juventude Socialista de Palmela. Desempenhou as funções de director de Due Diligence & Compliance, Tutor de Princípios de Direito Público na Universidade Europeia e de vice-presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Universidade Europeia. No plano literário, paralelamente à publicações de artigos de opinião em jornais nacionais, é co-autor do livro em formato digital “Direito da Sociedade do Conhecimento Volume II”, assinando em conjunto o capítulo subordinado ao tema “Pirataria e Cópia Para Uso Privado”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -