29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaJovem presidente da Assembleia de Freguesia lança crónicas do mundo e da...

Jovem presidente da Assembleia de Freguesia lança crónicas do mundo e da actualidade

João Pedro Leitão aborda, em livro, a despenalização do lenocínio, a eutanásia, a inteligência artificial e até o Brexit

 

- PUB -

Tem apenas 22 anos, tendo nos primeiros 12 residido em Setúbal, preside à Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo e acaba de lançar o livro intitulado “As Crónicas do Mundo e da Actualidade”. João Pedro Leitão congrega, para já, as vertentes de político, autarca e escritor.

A obra – com a chancela da editora Lisbon International Press e lançada no passado dia 11 – representa a estreia do autor a solo e “convida à comunhão com a liberdade, a igualdade e a fraternidade”, no sentido de “descomplicar a política por via de uma linguagem simples e perceptível a ‘olho nu’”, lê-se na sinopse. Os textos são “desenhados a régua e esquadro para o cidadão comum, através de uma leitura transversal da sociedade”.

Ao longo de 398 páginas, o jovem político e autarca – que é também finalista na licenciatura em Direito na Universidade Europeia, encontrando-se ainda a realizar cursos de pós-graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – aborda vários dos pontos que marcam a actualidade à escala global. Da despenalização do lenocínio, passando por temas como a eutanásia, o combate às desigualdades, a saúde mental, as alterações climáticas, a inteligência artificial, e os direitos humanos, até ao fenómeno Brexit, João Pedro Leitão apresenta para cada uma destas temáticas não só “uma opinião” como também “uma solução à mistura e ainda uma pitada de interrogações retóricas”.

- PUB -

O livro, pode ainda ler-se no resumo de apresentação, “tem como alicerce e premissa dar voz ao silêncio”, edificando “pontes vanguardistas que possam dar azo a implementações no presente e a discussões não só no plano político como na arquitectura da sociedade civil”, riscando assim do dicionário político “o olvidar premeditado e unicamente relembrado como trunfo eleitoral”.

Além de presidente da Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo, João Pedro Leitão preside também à Assembleia da Juventude Socialista de Palmela. Desempenhou as funções de director de Due Diligence & Compliance, Tutor de Princípios de Direito Público na Universidade Europeia e de vice-presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Universidade Europeia. No plano literário, paralelamente à publicações de artigos de opinião em jornais nacionais, é co-autor do livro em formato digital “Direito da Sociedade do Conhecimento Volume II”, assinando em conjunto o capítulo subordinado ao tema “Pirataria e Cópia Para Uso Privado”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -