27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaJovem presidente da Assembleia de Freguesia lança crónicas do mundo e da...

Jovem presidente da Assembleia de Freguesia lança crónicas do mundo e da actualidade

João Pedro Leitão aborda, em livro, a despenalização do lenocínio, a eutanásia, a inteligência artificial e até o Brexit

 

- PUB -

Tem apenas 22 anos, tendo nos primeiros 12 residido em Setúbal, preside à Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo e acaba de lançar o livro intitulado “As Crónicas do Mundo e da Actualidade”. João Pedro Leitão congrega, para já, as vertentes de político, autarca e escritor.

A obra – com a chancela da editora Lisbon International Press e lançada no passado dia 11 – representa a estreia do autor a solo e “convida à comunhão com a liberdade, a igualdade e a fraternidade”, no sentido de “descomplicar a política por via de uma linguagem simples e perceptível a ‘olho nu’”, lê-se na sinopse. Os textos são “desenhados a régua e esquadro para o cidadão comum, através de uma leitura transversal da sociedade”.

Ao longo de 398 páginas, o jovem político e autarca – que é também finalista na licenciatura em Direito na Universidade Europeia, encontrando-se ainda a realizar cursos de pós-graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – aborda vários dos pontos que marcam a actualidade à escala global. Da despenalização do lenocínio, passando por temas como a eutanásia, o combate às desigualdades, a saúde mental, as alterações climáticas, a inteligência artificial, e os direitos humanos, até ao fenómeno Brexit, João Pedro Leitão apresenta para cada uma destas temáticas não só “uma opinião” como também “uma solução à mistura e ainda uma pitada de interrogações retóricas”.

- PUB -

O livro, pode ainda ler-se no resumo de apresentação, “tem como alicerce e premissa dar voz ao silêncio”, edificando “pontes vanguardistas que possam dar azo a implementações no presente e a discussões não só no plano político como na arquitectura da sociedade civil”, riscando assim do dicionário político “o olvidar premeditado e unicamente relembrado como trunfo eleitoral”.

Além de presidente da Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo, João Pedro Leitão preside também à Assembleia da Juventude Socialista de Palmela. Desempenhou as funções de director de Due Diligence & Compliance, Tutor de Princípios de Direito Público na Universidade Europeia e de vice-presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Universidade Europeia. No plano literário, paralelamente à publicações de artigos de opinião em jornais nacionais, é co-autor do livro em formato digital “Direito da Sociedade do Conhecimento Volume II”, assinando em conjunto o capítulo subordinado ao tema “Pirataria e Cópia Para Uso Privado”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -