27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaJorge Nice, Micaela e Belito Campos são cabeças-de-cartaz no regresso das Festas...

Jorge Nice, Micaela e Belito Campos são cabeças-de-cartaz no regresso das Festas de São Gonçalo

De 26 a 29 de Maio a festa, de cariz religioso, está de volta ao formato habitual, após interregno de dois anos

 

- PUB -

As tradicionais Festas de São Gonçalo, em Cabanas, na freguesia de Quinta do Anjo, vão celebrar mais uma edição com redobrado entusiasmo depois do interregno de dois anos provocado pela covid-19.

Na apresentação das festividades, Mara Granadas, presidente da Associação de Festas, revelou a O SETUBALENSE as limitações sentidas na preparação do evento e admitiu que a edição deste ano será “a festa possível e não a desejável”. Havia, acrescenta, “planos diferentes mas que não conseguimos concretizar devido à falta de fundos”.

O certame vai decorrer de 26 a 29 de Maio e terá na música, nos bailes e na habitual procissão e missa os principais atractivos. O programa das festas conjuga assim a componente religiosa, de homenagem ao padroeiro São Gonçalo, com bailes e vários espectáculos musicais, com destaque para os artistas Jorge Nice, na sexta-feira, Belito Campos, no sábado, e Micaela, no domingo, no encerramento. Tudo acompanhado por gastronomia, vinhos e doçaria da região.

- PUB -

Pese embora os contratempos, Mara Granadas mostra entusiasmo na hora do arranque e confia num bom resultado final. “Temos expectativas altas, porque as pessoas estão precisar de festa, estão a precisar de conviver novamente sem receios”. A responsável confessa, ainda assim, alguma ansiedade sobre como a festa irá decorrer devido aos dois anos de interregno. “Há sempre algum nervosismo. Queríamos fazer uma festa à semelhança do que havíamos preparado para 2020, mas não foi possível porque o tempo foi pouco para preparar o certame. Depois porque existem outras festas na mesma data e a nossa não dá para mudar porque tem a ver com a quinta-feira da Ascensão mas penso que irá correr tudo bem”.

Maria João Camolas, vereadora responsável pelo pelouro da cultura na Câmara Municipal de Palmela, considera as Festas de São Gonçalo “um marco muito importante e reconhecido no concelho de Palmela”, por isso, realça, “os responsáveis pela sua organização estão de parabéns pela ousadia e coragem de levarem a tradição em frente”.

Da parte do município, assegura, “contarão sempre com o apoio técnico, logístico e financeiro dentro do nosso alcance”.

- PUB -

Para António Mestre, presidente da Junta de Quinta do Anjo, o que é importante destacar nesta festa “é que é feita por um conjunto de pessoas que, em paralelo, também se dedicam a outras associações, como o Botafogo e o Cabanense por exemplo”. O autarca garantiu na ocasião continuar a apoiar “logística e financeiramente” o evento e antevê quatro dias de festa “rija” com um programa “bem conseguido”, dentro daquilo que “foi financeiramente possível”. O principal, aponta, “é corresponder ao anseio das pessoas com um momento festivo do agrado a todos”.

O certame é organizado pela Associação de Festas de São Gonçalo e conta com o apoio do município de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.

25 mil

Vinte e cinco mil euros é até onde pode chegar o orçamento para as Festas de São Gonçalo. Um valor só possível de alcançar devido ao apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, da Câmara de Palmela, também da população e comércio local. Ajuda improvável chegou da freguesia vizinha de Quinta do Conde, revelou Mara Granadas. “Foi a nossa sorte. Têm-nos ajudado sempre de forma muito importante. São estas pequenas coisas, não visíveis para a população, que tornam as coisas possíveis”, apontou.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -