27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaMinistério Público substitui câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra em acções contra...

Ministério Público substitui câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra em acções contra a co-incineração

Tribunal Administrativo Fiscal de Almada determinou que “devem os autos prosseguir, assumindo o Ministério Público a posição de autor”

 

- PUB -

O Ministério Público (MP) vai substituir os três municípios da Península de Setúbal que desistiram das acções populares que tinham apresentado contra a co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, na Arrábida, revelou ontem o advogado Castanheira Barros.

Em 2006, Castanheira Barros apresentou no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Almada a primeira de três acções populares em representação das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

No passado mês de Janeiro, por intermédio de outro advogado, os três municípios desistiram das referidas acções populares e, no dia 1 de Fevereiro, o TAF de Almada declarou a instância como extinta.

- PUB -

Castanheira Barros, a título individual, decidiu interpor recurso, alegando que o MP só tinha sido notificado da decisão judicial de considerar a instância como extinta em 4 de Fevereiro, sem que tivesse tido a oportunidade de, previamente, usar da prerrogativa de se substituir aos proponentes da acção.

Na sequência deste recurso, o TAF de Almada, em despacho datado do passado dia 8 de Março, determinou que “devem os autos prosseguir, assumindo o Ministério Público a posição de autor (câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra)”.

Segundo Castanheira Barros, as três acções populares de 2006, 2007 e 2021 visam a anulação do despacho ministerial que dispensou a Secil da avaliação de impacte ambiental para a co-incineração de resíduos perigosos na sua fábrica de cimento do Outão, anulação das licenças ambiental, de instalação e de exploração e respectivos averbamentos, que foram concedidas àquela empresa para a queima de resíduos em pleno Parque Natural da Arrábida.

- PUB -

As acções integram actualmente um único processo, que, 15 anos depois do seu início, não chegou sequer a ter marcado o julgamento de primeira instância.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -