28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesGoverno aprova alterações à concessão de exploração do futuro Terminal Vasco da...

Governo aprova alterações à concessão de exploração do futuro Terminal Vasco da Gama

O objectivo é ajustar o projecto às condições actuais da concorrência, visando atrair um maior número de concorrentes

 

- PUB -

O Governo aprovou ontem o decreto-lei que altera as bases de concessão de exploração do futuro terminal de contentores, o Terminal Vasco da Gama, no Porto de Sines, com o objectivo de “redimensionar” o projecto.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, reunido ontem, quinta-feira, a alteração das bases de concessão de exploração permitirá “redimensionar o projecto do novo terminal de contentores” no Porto de Sines.

Desta forma, o Governo pretende ajustar o projecto do futuro Terminal Vasco da Gama “às condições actuais da concorrência, visando atrair um maior número de concorrentes”, lê-se no comunicado.

- PUB -

O decreto-lei ontem aprovado vai também permitir “a flexibilização do investimento inicial no projecto, garantindo uma maior sustentabilidade ao investimento” previsto para aquela infra-estrutura portuária.

O concurso público internacional para a construção e concessão do novo terminal de contentores para o Terminal Vasco da Gama, num investimento privado de cerca de 642 milhões de euros, foi lançado em Outubro de 2019.

O prazo final para entrega de propostas esteve inicialmente agendado para 13 de Junho de 2020, mas a data foi prolongada até Abril de 2021, devido ao contexto de instabilidade provocado pela pandemia de covid-19.

- PUB -

No entanto, e apesar deste prolongamento, o concurso público internacional encerrou “sem qualquer proposta” de investimento. Na altura, em declarações à agência Lusa, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, disse estar a analisar, em conjunto com o Governo, “aspectos que possam ser melhorados” no concurso.

Como exemplo, apontou a “flexibilização de alguns aspectos relacionados com a parte do investimento” para responder a um contexto “menos favorável” relacionado com a pandemia de covid-19 e disse ser necessário tornar o concurso internacional “um pouco mais atractivo”.

HYN 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -