27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro e Sines já deram primeiro passo para construção de residências de...

Barreiro e Sines já deram primeiro passo para construção de residências de estudantes do IPS

No Barreiro serão 50 camas que vão estar à disposição de alunos e investigadores. Obras começam em Fevereiro

 

- PUB -

O local que era destinado à creche “Os Reguilas” vai agora dar espaço aos graúdos. Está dado o primeiro passo da empreitada que visa edificar a nova residência de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) no Barreiro.

A obra deverá arrancar já em Fevereiro, em investimento de cerca de 3,6 milhões de euros, e aqui nascerão 33 quartos – 16 individuais e 17 duplos – num total de 50 camas para dar alojamento a estudantes e investigadores da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTB/IPS).

Nas palavras de Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, o novo edifício vai, em tudo, beneficiar a cidade. “Foi um processo muito difícil. Parecia que todos nós queríamos que isto acontecesse, mas que era quase impossível acontecer, o que é facto é que passo a passo as coisas foram-se desenvolvendo, fomos vendo luz ao fundo do túnel, e acima de tudo, vimos com uma satisfação enorme aquilo que vai ser o projecto que vai modificar a cidade pela arquitetura, qualificar a cidade pelo uso e pela função que vai ter, pelo sítio onde se vai inserir e pela dinâmica que vai trazer também a cidade como um todo e àquela zona específica do Parque da Cidade”.

- PUB -

Não esquece, no entanto, que “não foi um processo fácil”. “Muitas vezes perguntamos como é que a escola e a cidade se podem interligar. Interligam-se com objectivos comuns, com acções comuns, para poderem beneficiar todos”.

Já Ângela Lemos, presidente do IPS, considera o novo edifício como “um projecto de grande envergadura”. “É um espaço que visa criar condições para os nossos estudantes poderem ter condições mais dignas de alojamento, quer dignas em termos de infra-estruturas – neste momento o Barreiro não tem nenhuma residência de estudantes – mas também a preços acessíveis”, refere em declarações a O SETUBALENSE.

Há assim uma maior oportunidade de alcançar estudantes de outras localidades do País, e até estrangeiros. “Podemos assim captar mais estudantes, quer nacionais, quer internacionais, para os nossos cursos, que são cursos de grande empregabilidade e são cursos que muitas vezes nós não conseguimos dar resposta aos estudantes, porque eles depois não têm capacidade de se alojar no concelho, a preços acessíveis e, portanto, aquilo que pretendemos é criarmos essas condições para o Politécnico”.

- PUB -

Além das duas edilidades as honras contaram ainda com Pedro Nuno Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Neto, director da ESTB/IPS, e, Ivan Svac, presidente da Associação Académica do IPS (AAIPS).

Sines tem também nova residência. Setúbal na calha

Também em Sines já está lançada a primeira pedra para a construção de uma nova residência de estudantes. Esta contará com 28 quartos – 9 individuais e 19 duplos – no total de 47 camas, e o investimento está na casa dos 2,6 milhões de euros.

O novo espaço, situado nas proximidades do Sines Tecnopolo, deverá alojar os estudantes do Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) disponibilizados naquele concelho. Em cerimónia que decorreu na segunda-feira naquele município, Ângela Lemos referiu que “falta ainda concretizar um projecto fundamental, a criação de uma escola superior do politécnico em Sines”.

Nuno Mascarenhas, líder do executivo sineense, considera que a nova construção vai beneficiar não só os estudantes que escolhem aquele local para estudar, mas também potenciar o desenvolvimento da economia local.

“Com a construção deste equipamento passará a existir uma oferta residencial que pode igualmente acolher investigadores das mais diversas áreas, cujos projectos científicos e académicos podem vir a contribuir muito significativamente para a consolidação de áreas de actividade que se encontram em desenvolvimento, e que são determinantes para uma nova vaga de industrialização do País, para a transição energética e para a transição digital.

Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, também marcou presença e salientou o esforço tripartido entre o Governo, o estabelecimento de ensino superior e a autarquia.

“Dentro de aproximadamente nove meses vamos ter, neste terreno, uma residência que acolherá quase 50 estudantes graças a um esforço conjunto entre Governo, IPS, e a câmara de Sines. Este esforço permitirá não só criar e melhorar as condições de alojamento a preços acessíveis para os estudantes e suas famílias, como será uma oportunidade para reforçar a formação superior através da instalação de uma escola superior do politécnico neste concelho que permitirá fixa aqui alunos oriundos de outras localizações, nacionais e internacionais, procurando igualmente dar resposta aos estudantes que actualmente frequentam o ensino”.

Investimento de maior envergadura será dirigido à Residência de Santiago, em Setúbal, que deverá entrar em funcionamento em Agosto ou Setembro de 2025. Aqui serão um total de 259 quartos – 139 individuais e 120 duplos – com 379 camas para os estudantes do campus sadino. A verba indicada é de cerca de 10,8 milhões de euros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -