28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémÁlvaro Beijinha diz que 2 mil hectares da região vão ficar sem...

Álvaro Beijinha diz que 2 mil hectares da região vão ficar sem cultivo e lamenta falta de apoios aos agricultores

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém sublinha os efeitos da seca na região alentejana e aponta o dedo à tutela

 

- PUB -

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, lamentou esta sexta-feira a falta de apoios do Governo aos agricultores “que sofrem com a seca” e considerou urgente a ligação das barragens da região ao Alqueva.

“A seca afecta em particular o sector agrícola e, de facto, o panorama é bastante preocupante, porque cerca de 2.200 hectares de culturas de regadio, como o arroz, o milho e o tomate, não vão poder ser cultivados”, na zona, argumentou.

Para o autarca, que esteve reunido com a Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), no passado dia 25 de Fevereiro, esta situação “tem reflexos negativos” para “a economia local”.

- PUB -

E, por isso, o autarca, eleito pela CDU, considerou “lamentável que, da parte do Ministério da Agricultura e do Governo, não tenha havido quaisquer apoios” aos agricultores locais.

A ARBCAS “vive com dificuldades, porque a sua função é gerir e vender água, mas, quando esta escasseia, acaba por afetar a sua organização e atingir os seus trabalhadores”, acrescentou.

“Esperemos que, nas próximas semanas, possa chover para minimizar este problema, mas, mesmo que não sirva para encher as barragens, é importante para os lençóis freáticos, para a pastorícia e para as culturas de regadio”, reconheceu.

- PUB -

De acordo com Álvaro Beijinha, o atual cenário de seca vai ter também “um impacto social” na região, uma vez que “muitos agricultores não vão conseguir cultivar” e “outros vão cultivar menos do que é normal”.

“Defendemos há algum tempo atrás a ligação de Alqueva, através da captação do Sado e do Canal de Morgavel, à barragem de Fonte Serne” que, na quinta-feira, começou a receber água proveniente de Alqueva para fornecimento aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado.

No seu entender, “a mesma solução” deve ser adoptada para a barragem de Campilhas, cujo projecto “já foi proposto no âmbito dos investimentos do novo quadro comunitário 2030” e que, segundo a ministra da Agricultura, é uma das albufeiras hidroagrícolas em “situação crítica”.

Também a ligação à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique (Beja), “é algo que está previsto há bastante tempo”, mas tem sofrido “sucessivos atrasos”, criticou.

Para o autarca, se este investimento “já estivesse feito, o problema [da seca] não seria tão complicado para a agricultura de regadio” no concelho de Santiago do Cacém.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que 95,5% do território está em seca severa ou extrema, de acordo com um despacho publicado em Diário da República, que permite a adopção de medidas de apoio.

No mesmo dia, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse, no parlamento, que o despacho que reconhece seca severa ou extrema em quase todo o País e permite accionar medidas de apoio foi assinado na quarta-feira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -