28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCDU aprova compromisso autárquico para a região com meta de reforçar votação...

CDU aprova compromisso autárquico para a região com meta de reforçar votação e mandatos

Luta pela criação da NUT para a Península de Setúbal e defesa da gestão pública da água, da Simarsul e da Amarsul entre as três dezenas de compromissos

- PUB -

 

Os comunistas da Península de Setúbal aprovaram neste sábado o compromisso eleitoral regional para o próximo mandato autárquico, num encontro promovido pela Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP que juntou 300 militantes – segundo a organização – no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

O compromisso, aprovado por unanimidade, fixa cerca de três dezenas de tópicos que os candidatos da CDU prometem ter como guias no próximo mandato, se forem eleitos, e o objectivo da coligação, para estas autárquicas ficou também claro, depois de repetido por diversos responsáveis.

- PUB -

“O reforço da votação na CDU, com mais votos e mandatos”, apontou, por exemplo, Jorge Feliciano, do executivo da DORS, que abriu os trabalhos.

A reposição da NUT III Península de Setúbal é uma das principais causas assumidas pelo compromisso e referidas pela maioria das intervenções, tanto por parte dos autarcas como dos dirigentes partidários do PCP e PEV.

Entre os “eixos centrais” do documento aprovado constam também o “desenvolvimento de uma visão regional”, através da Associação dos Municípios da Região de Setúbal (AMRS), a defesa de investimento público na região, para reforçar a indústria e a economia, assim como da gestão pública tanto do abastecimento de água como da Simarsul e da Amarsul.

- PUB -

Os comunistas comprometem-se ainda com a reposição das freguesias, a promoção da cultura, educação, desporto e políticas de juventude, “aumento significativo” dos transportes públicos, expansão do Metro do Sul Tejo, construção da Terceira Travessia do Tejo e do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete. A construção do novo Hospital do Seixal, de um novo para o Montijo e Alcochete e a ampliação do Hospital de Setúbal também constam no documento, que refere ainda a “valorização” dos serviços públicos e dos trabalhadores.

Desfile de autarcas e candidatos

A tarde foi um verdadeiro desfile de figuras da região no palco do Fórum Municipal. Entre autarcas e candidatos da CDU, estiveram presentes André Martins, Dores Meira, Rui Garcia, Joaquim Santos, Álvaro Amaro, Francisco de Jesus ou Alfredo Monteiro, sendo que a maioria destes teve oportunidade de falar aos presentes.

Rui Garcia, autarca e candidato à Câmara da Moita, e presidente da AMRS, assinalou a “enorme diferença” entre o trabalho das autarquias e as políticas do governo para a Peninsula de Setúbal.

“É preciso que se alterem profundamente as políticas nacionais dirigidas à região”, disse Rui Garcia, que acusou os “últimos dois governos” de terem reduzido o investimento nesta zona a “níveis mínimos”. Segundo o autarca, o compromisso público agora assumido pela CDU é uma “visão global, integrada” e “capaz de projectar” o futuro da região.

Já André Martins, presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e candidato a presidente da Câmara sadina referiu que “50% do território” do concelho é abrangido por áreas protegidas para assumir como “prioridade fundamental” a defesa dos valores naturais. André Martins evocou o trabalho dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, em conjunto com a AMRS, para a integração da Arrábida na Reserva Natural da Biosfera, da Unesco.

“Temos estratégia e visão de futuro para a cidade e na sua ligação à região”, concluiu.

Álvaro Amaro, recandidato à Câmara de Palmela e presidente da Associação Intermunicipal da Água (AIA) defendeu a importância da gestão pública e do investimento no abastecimento de água, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal e candidata a Almada emocionou-se ao recordar o trabalho da equipa que lidera no concelho sadino e Luís Franco, que é candidato a recuperar o município de Alcochete para os comunistas, afirmou que o actual executivo PS apenas tem feito a obra que a CDU deixou projectada e financiada.

O encerramento do encontro esteve a cargo de Jorge Cordeiro, do Comité Central do PCP, que deixou uma alfinetada ao que considerou as “falsamente designadas listas de independentes”.

Segundo este dirigente, que referiu o caso de Palmela, sem mencionar o nome de Carlos de Sousa, onde concorre o ex-autarca Carlos de Sousa, “a proliferação de listas independentes” é um “refúgio de processos pouco transparentes e ambições pessoais”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -