27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo dá passo para licenciamento do novo aeroporto na Base Aérea n.°...

Montijo dá passo para licenciamento do novo aeroporto na Base Aérea n.° 6

Maioria socialista foi acompanhada na votação pelo PSD, que ainda assim se juntou à CDU nas críticas

 

- PUB -

A instalação do novo aeroporto na Base Aérea n.° 6 é compatível com o Plano Director Municipal (PDM) do Montijo. E a necessária declaração de conformidade para dar continuidade a processos de licenciamento da infra-estrutura aeroportuária foi aprovada, na passada quarta-feira, pelo executivo camarário.

O documento – que passou com os votos favoráveis de PS e PSD (a CDU votou contra), numa reunião que voltou a realizar-se por videoconferência face às recentes medidas de confinamento – vai ser agora remetida para a ANA Aeroportos, entidade que, segundo o presidente da autarquia Nuno Canta, solicitou de novo a apreciação.

“O que está em causa é o seguimento do novo aeroporto, nomeadamente, no que tem a ver com os licenciamentos da própria infra-estrutura que carecem deste documento de compatibilidade com o PDM do Montijo”, disse o autarca socialista.

- PUB -

“A Base Aérea no PDM do Montijo é de uso militar, logo é compatível com o aeroporto civil”, sustentou Nuno Canta.

A proposta, porém, motivou críticas duras da oposição. Até mesmo de João Afonso, vereador do PSD, que votou a favor.

“Os voos para Portugal recuaram para números iguais aos de 1998. O PS já não acredita neste nem em nenhum aeroporto. Isto é só foguetório”, atirou o social-democrata, que classificou ainda de “trapalhão” o preâmbulo da proposta.

- PUB -

Já Carlos Jorge de Almeida, vereador da CDU, considerou que este não é o “timing adequado” para a autarquia emitir o documento. “Seria matéria compreendida, se tivesse sido apresentada há um ano, quando os municípios se pronunciaram”, frisou. “O Governo veio dizer que estava disponível para uma avaliação ambiental estratégica e para que se aguarde. Estar a Câmara a pronunciar-se agora parece uma forma de pressão sobre o Governo”, juntou o comunista, que solicitou que a proposta fosse retirada. “Se o Governo acha que deve esperar, a Câmara também deve aguardar por essa avaliação ambiental estratégica”, defendeu.

A pretensão do vereador da CDU foi rejeitada por Nuno Canta, que explicou existir “necessidade de enviar a declaração”, a qual se prende apenas com questões de licenciamentos.

“Esta proposta é solicitada pela Ana Aeroportos e também pelo Governo. Nada tem a ver com questões ambientais. Estamos a falar estritamente do cumprimento do PDM do Montijo”, retorquiu o socialista.

Nuno Canta defende investimento

O presidente da Câmara debruçou-se ainda sobre a importância do projecto para a região e até para o próprio País, ao mesmo tempo que se mostrou confiante na retoma quando a pandemia for debelada.

“Em 1918 tivemos uma situação muito idêntica [pandemia da gripe espanhola] e o que aconteceu à sociedade quando se livrou disso? Foram os loucos anos 20. Hoje é ainda mais necessário investimento público para a nossa economia, tal como o investimento no aeroporto, pois vamos necessitar de capacidade aeroportuária para responder à procura que virá”, argumentou, em resposta às dúvidas levantadas pelos vereadores da oposição sobre a actual conjuntura.

Nuno Canta reiterou, a concluir, que o novo aeroporto será “uma grande oportunidade de emprego e desenvolvimento económico”, assim como “um elemento fundamental de estruturação do território para o município do Montijo e concelhos vizinhos”.

A declaração de conformidade com o PDM vai agora ser enviada à Ana Aeroportos e ao secretário de Estado das Infra-estruturas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -