Primeira paragem da unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro é no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão
As mulheres entre os 50 e os 69 anos vão poder realizar rastreios do cancro da mama já a partir desta terça-feira na cidade de Setúbal. A unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai fazer a primeira paragem no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão, até 2 de Novembro.
O exame, que pode ser realizado entre as 09h00 e as 18h00, é aconselhado a mulheres “assintomáticas” dentro desta faixa etária “que não tenham colocado próteses, não tenham realizado mastectomia, nem sofrido cancro”, explica a nota de Imprensa da autarquia sadina.
Estas unidades móveis estão dotadas de equipamentos digitais novos “que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico, e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama”.
As já participantes do Programa de Rastreio de Cancro da Mama no concelho vão receber uma convocatória através do correio com a data, hora e local onde se devem dirigir para realizar a mamografia.
Já para as mulheres que participam pela primeira vez na iniciativa a câmara municipal aconselha a que verifiquem “se os seus dados de identificação, incluindo nome, morada, número de telefone e correio electrónico, estão actualizados no centro de saúde no qual estão inscritas” para que lhes sejam enviadas as convocatórias.
Os espaços onde as unidades móveis vão estar estacionados são disponibilizados pela Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão. Os rastreios são organizados pela LPCC, em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o ACES Arrábida.