Almada celebra meio século de elevação a cidade com um mês de festa

Almada celebra meio século de elevação a cidade com um mês de festa

Almada celebra meio século de elevação a cidade com um mês de festa

Os dias de festa vão cruzar todas as freguesias do concelho. Em Cacilhas há noite de música e está de volta a mega caracolada

A partir desta sexta-feira, 2 de Junho, Almada entra no programa de celebração dos 50 anos de elevação de vila a cidade. Com diversas actividades programadas, as comemorações vão até 24 de Junho, dia de S. João – com um grande cortejo que “celebra a história e a comunidade almadense, representando a diversidade da cidade”, define nota de Imprensa da autarquia.

- PUB -

O programa termina com um cortejo que irá até Cacilhas onde o palco virado para o Tejo, junto à Fragata D. Fernando II e Glória, vai receber, dia 24, um espectáculo de artes performativas e também o cantor e compositor Carlão, almadense por adopção, que regressa à cidade que o viu crescer.

“Será uma noite de festa, com um grande concerto e, ao fim da noite, um espectáculo de fogo de artifício”, indica a organização.

Marchas populares desfilam na Cova de Piedade

- PUB -

Vão ser dias com muitos desafios e divertimento dentro da calendarização “Está Tudo em Festa”, direccionada a miúdos e graúdos, que vai decorrer nas várias freguesias do concelho, que está de volta com muitos espectáculos. Virgul, Luís Trigacheiro e o Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, Jorge Palma Trio, Paulo Flores, Nina Toc Toc, Piruka, A Garota Não e Pedro Tochas são alguns dos nomes que compõem o cartaz de 2023.

Estes dias de diversão incluem ainda as Marchas Populares de Almada que voltam a colorir a Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade, para uma noite dedicada à tradição e à alegria, marcas habituais da véspera de São João, de 23 para 24 de Junho, em honra do padroeiro da cidade.
Ao longo do mês estão ainda previstas conferências e exposições dedicadas à celebração do meio século da cidade do Cristo-Rei. “Conhecer, pensar e projectar a cidade é uma ambição que deve ser partilhada”, sublinha a Câmara de Almada.

Mega caracolada promete voltar a encher Cacilhas

- PUB -

Entretanto, de amanhã, sexta-feira, até 4 de Junho, a Rua Cândido do Reis, em Cacilhas, vai ser o centro de uma mega caracolada com a travessa, de 400 gramas, a cinco euros e imperiais a um euro. “É um dos maiores festivais de caracol do País”, anuncia a organização, a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, que conta com o apoio da Câmara de Almada.

O “Festival do Caracol e da Cerveja”, conta com a participação de onze estabelecimentos: O Mirrita, A Madrugada, Cabrita, Meia Volta de Úrano, O Túnel, Solar Beirão, O Cais, O Peralta, Escondidinho de Cacilhas, Estrela do Sul e O Canecão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -