Evento apresenta programa com muita música e demonstrações de animais e como para levar toda a família à quinta agrícola
A Quinta da Moagem está de volta a terras sesimbrenses e a novidade deste ano passa pela realização do I Concurso Nacional de Ovinos da Raça Saloia, uma raça autóctone explorada em Portugal e que tem vindo a diminuir, cada vez mais, o número de animais da espécie.
O evento que promove a agricultura e os animais decorre já no próximo fim-de-semana, entre os dias 19, 20 e 21 de Maio, na Moagem de Sampaio, na freguesia de Castelo com um programa que pretende trazer toda a família a Sesimbra.
O espaço da iniciativa vai “transformar-se numa quinta agrícola, com ovinos, caprinos, manadas e cavalos, picadeiro, demonstração de ordem e oficinas de gestão de ovinos e produção de queijos”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Sesimbra.
Na abertura do programa está prevista a realização do concurso de ovelhas originárias “da região de Lisboa e da Península de Setúbal” que são responsáveis pela “produção de leite, parcialmente destinado ao Queijo de Azeitão fabricante e a região da Arrábida”. Ao que explica o comunicado a competição tem como objectivo “preservar esta raça ovina – que conta com apenas 2 mil ovelhas – e estimular e orientar os criadores na produção de animais que permitam melhorar a produtividade das respectivas explorações”.
A festividade promete também trazer muita música com Boa Onda Trio a actuar na sexta-feira pelas 22h00, ExPaSu Musical pelas 18h00 de sábado seguido de um baile promovido por Jorge Espada, e pelas 21h00 desse mesmo dia, Júlio Panão. No domingo os ritmos começam mais cedo, às 16h00, com a Dupla Batatinha e Companhia.
Também as demonstrações vão fazer parte da programação. Às 10h30 de sábado decorre a “Demonstração de Ordenha de Ovinos” ministrado por Sabino Rodrigues. A Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (Arcolsa) é responsável pela “Oficina Como Fazer Queijo”, pelas 11h00 desse mesmo dia. As 15h30 reservam uma “Demonstração Equestre”, pela Equizimbra, e às 16h00 a “Demonstração de Tosquia”, a parte mecânica por Armindo Mendes, e a manual por João Cândido.
No domingo voltam a mostrar-se a ordenha de ovinos e como fazer queijo, novas são as “Cavalhadas” pelas 15h30 a cargo dos Cavaleiros e Companhia.