Escola Básica n.º 6 do Monte Belo mais um ano com Bandeira Verde

Escola Básica n.º 6 do Monte Belo mais um ano com Bandeira Verde

Escola Básica n.º 6 do Monte Belo mais um ano com Bandeira Verde

“A transmissão dos valores de preservação e sustentabilidade ambiental através das crianças é fundamental”, afirmou Carla Guerreiro

 

A Escola Básica n.º 6 do Monte Belo voltou a hastear este ano a Bandeira Verde Eco-Escolas, um acto que acontece consecutivamente desde o ano lectivo 1997/1998.

- PUB -

“É um exemplo a seguir, de um projecto educativo muito forte e enraizado, tal como acontece em todos os estabelecimentos de ensino que pertencem ao Agrupamento de Escolas Luísa Todi”, vincou a vereadora Carla Guerreiro, responsável pelos pelouros do Ambiente e Educação, que na sexta-feira esteve presente neste acto.

Destacando a construção de sociedades mais sustentáveis, a vereadora apontou este programa como de “extrema importância no município, com a participação regular de mais de duas dezenas de estabelecimentos de ensino”.

Sobre o Eco-Escolas, afirmou que este “encoraja a promoção das escolas enquanto locais privilegiados para a educação ambiental e sustentabilidade”.

- PUB -

A vice-presidente da Câmara de Setúbal sublinhou ainda que a participação das escolas do concelho no programa internacional da Foundation of Environmental Education, que chegou a Portugal em 1996 através da Associação Bandeira Azul da Europa, não é feita apenas pelo reconhecimento e para hastear a bandeira verde.

“As escolas contribuem, efectivamente, para a retirada de muitas toneladas de materiais em aterro”, assinalou, ao conhecer as várias acções ambientais promovidas com as crianças na EB n.º 6 do Monte Belo, como a reciclagem de pilhas, papel, plástico e resíduos de origem orgânica.

“A transmissão dos valores de preservação e sustentabilidade ambiental através das crianças é fundamental. Só neste agrupamento de escolas estamos a falar de mais de dois mil alunos, que podem replicar e transmitir aos familiares as preocupações e acções que dinamizam e aprendem nas escolas”, acrescentou Carla Guerreiro.

- PUB -

O hastear da Bandeira Verde contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, que enalteceu o empenho das crianças em matéria de protecção ambiental. “Vocês agem para preservar o ambiente e lutam pela esperança de um mundo melhor com mais qualidade de vida”.

Por sua vez o director do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, António Baptista, além de destacar a importância dos programas educativos de índole ambiental, frisou o contributo da comunidade escolar para “ajudar a preservar o ambiente e a tornar o território mais agradável para viver”.

O programa Eco-Escolas, destinado a todos os graus de ensino, galardoou em Setúbal, além da EB n.º 6 do Monte Belo, as escolas básicas Luísa Todi, do Bairro Afonso Costa, Barbosa du Bocage, n.º 11 Humberto Delgado, n.º 4 dos Pinheirinhos, da Gâmbia, do Alto da Guerra e do Montinho da Cotovia, e a EB 2,3 de Azeitão.

A APPACDM de Setúbal, Colégio Santa Ana, Centro Paroquial Nossa Senhora da Anunciada/JI Aquário, Colégio Adventista de Setúbal, Escola Profissional de Setúbal, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade também receberam a Bandeira Verde.

Foram ainda distinguidas as quatro escolas que integram o campus setubalense do Instituto Politécnico de Setúbal, as escolas superiores de Ciências Empresariais, de Educação, de Saúde e de Tecnologia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -