12 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Sogenave investe 22 milhões em centro logístico no Barreiro

Sogenave investe 22 milhões em centro logístico no Barreiro

Sogenave investe 22 milhões em centro logístico no Barreiro

Projecto em Palhais prevê instalação de mais de 570 postos de trabalho e a criação de duas rotundas, nesta localidade e em Santo António da Charneca

 

O presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, assinou na última segunda-feira, nas instalações da Startup, um protocolo com o grupo Trivalor, que vai trazer “mais investimento, emprego e qualidade de vida” para o município, com a instalação no território da SOGENAVE – Sociedade Geral de Abastecimento à Navegação e Indústria Hoteleira, num investimento de 22 milhões de euros, com a acomodação de 572 postos de trabalho no concelho, num prazo para implementação deste negócio de 24 meses e que vai ainda conduzir à reformulação rodoviária do cruzamento de Santo António da Charneca e do entroncamento situado na localidade de Palhais.

Assinatura do contrato com a empresa teve lugar esta segunda-feira nas instalações da Startup Barreiro

O futuro Centro de Logística e Distribuição, demonstra que é intenção da Trivalor “associar ao projecto de investimento a transferência das sedes e das suas participadas”, localizadas em Oeiras, Amadora e Lisboa, para o município a sul do Tejo. Segundo o edil barreirense, Frederico Rosa, com este projecto “foi dado um importante passo, num processo que por norma é longo e constituído por várias etapas”.

Para o presidente, esta obra “vai ser fundamental para o Barreiro […], por trazer para o concelho uma empresa de referência a nível nacional, uma das maiores de Portugal, pelos postos de trabalho […], que vão dar uma dinâmica nunca antes vista no comércio local da zona”, frisou, estando ainda prevista a reformulação do sistema rodoviário nesta área “para que não hajam constrangimentos, dado o aumento do volume de tráfego”.

100 trabalhadores serão contratados localmente

Em declarações a O SETUBALENSE, o vice-presidente do município, Rui Braga, adiantou que “este é um investimento que vai deslocar o centro logístico da SOGENAVE para o Barreiro e a sua sede fiscal para o concelho, criando emprego, sendo que a instalação da empresa obrigará a que mais de 100 trabalhadores sejam contratados localmente”, em virtude dos já existentes não desejarem deslocar-se para esta zona do País, todavia, “toda a futura contratação será realizada no território”, adiantou.

De acordo com o vereador, o Barreiro vai “passar a ter um ‘player’ gigante na cidade e um contratante de peso, que contribuirá certamente para um novo dinamismo no concelho e essa é sempre uma boa notícia”, destaca. Uma das exigências da câmara, desde a primeira hora, foi “a construção de uma rotunda em Palhais, para solucionar a existência de um cruzamento dramático”, melhorando a circulação automóvel nesta zona da cidade.

Junto à zona do coreto de Santo António da Charneca, o município vai ainda apostar no desenvolvimento de um outro projecto, onde também está prevista a criação de mais uma rotunda, com uma variante que atravessa parte das casas ali existentes, num “investimento camarário” que deverá avançar no espaço de um ano.

Rui Braga acrescenta que o empreendimento só agora foi possível avançar, sendo um assunto que foi alvo, anteriormente, de várias discussões em Assembleia Municipal. “A razão pela qual isto é possível, tem muito a ver com o Regulamento de Incentivos que está em vigor”, tendo acrescentado que “ninguém tenha dúvidas” que este “é o actor principal” da instalação da empresa no concelho.

De acordo com o vice-presidente, a mudança destas instalações surge como “uma situação atractiva a nível de impostos e taxas municipais”, ganhando o território mais dinamismo. A obra em causa, recorde-se, já havia sido discutida naquela Assembleia, em Dezembro de 2013, no executivo de então, altura em que o deputado André Antunes, do Bloco de Esquerda, questionou a câmara sobre a relocalização da empresa e a sua expansão, de modo a terminar com a “especulação” existente.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -