O presidente da Câmara, Joaquim Santos, diz que a vacinação veio contribuir para que as obras estejam agora a decorrer a bom prazo
O Hotel Mundet, no Seixal, deverá estar “construído e a funcionar em Janeiro de 2024”, assim prevê o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos, que esteve no terreno no reinício da obra, que foi retomada pelo construtor depois de um interregno.
Anteriormente previsto para abrir no Verão de 2022, “o processo de construção arrastou-se também devido a questões relacionadas com a covid e incertezas relativamente ao mercado turístico”, deu a saber o autarca que acrescenta: “Ultrapassada a situação com a vacinação, a obra agora decorre a bom prazo, e talvez em Janeiro de 2024 o hotel esteja construído e em funcionamento”.
Em construção numa área de 3 mil metros quadrados, em espaço da antiga fábrica corticeira da Mundet, frente à baía do Seixal, o novo hotel, que terá 4 estrelas, passa a ser o segundo do concelho do Seixal com esta classificação e, considera Joaquim Santos, “será uma importante âncora no desenvolvimento turístico do município”.
“Precisamos de ter alojamento turístico no concelho”, afirma. A construção, a cargo do Grupo Libertas, que venceu o concurso lançado pela Câmara Municipal, implica um investimento na ordem dos 7,6 milhões de euros.
Tem previsto cerca de 90 apartamentos, estacionamento subterrâneo, business center, spa, health club, um restaurante, piscina, rooftop e bar. Como já foi adiantado, a decoração será inspirada no universo da cortiça, portanto numa referência àquela que chegou a ser apontada como a maior fábrica de transformação de cortiça do mundo.
Este empreendimento turístico vai ajudar a cumprir uma “ambição do município do Seixal na antiga fábrica da Mundet”, comenta Joaquim Santos, que sublinha que a Câmara Municipal “tem desenvolvido um conjunto de valências tanto patrimonial como cultural”, na zona da Mundet, que ocupa 15 hectares em área total.
Ou seja, este hotel vem a par da revitalização de um espaço onde já existem equipamentos como o Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes e o Parque Urbano do Seixal.