Cada aluno vai fazer uma pergunta, em inglês, e receber resposta imediata do operador da estação científica
Os alunos do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária João de Barros, em Corroios, vão estabelecer amanhã, 26 de Maio, entre as 09h30 e as 10h30, contacto rádio via satélite QO-100 com a estação científica Neumayer III localizada na Antártida.
Com apoio da Rede dos Emissores Portugueses – REP “cada aluno faz a sua pergunta, em inglês, ao operador da estação Neumayer III para que responda em tempo real”, explica o professor Manuel Jorge, um dos elementos da equipa que, na escola, está a trabalhar com os alunos neste projecto.
Neste contacto com os cientistas, os estudantes vão colocar questões relacionadas com áreas como “sismologia, alteração climáticas, qualidade do ar e campo magnético da terra”, revela o professor, que vê neste ‘empreendimento’ também uma “oportunidade para os alunos e toda a escola demonstrarem que nestes tempos difíceis é preciso fazer coisas que sejam boas notícias e mostrar que há muito para conhecer, aprender e fazer”.
A ligação com a estação alemã Neumayer III será possível através de via rádio amador, a qual resulta de uma parceria entre a Secundária João de Barros e o radioamador Luís Califórnia, membro da Associação Nacional de Radioamadores (Rep-Rede de Emissores Portugueses), que “fornece todo o equipamento de rádio amador necessário para permitir aos alunos desenvolverem estratégias de comunicação e tirar partido do intercambio cultural e científico que este tipo de contactos possibilita”, lê-se em documento de divulgação desta iniciativa.
A REP é a Associação de Radioamadores mais antiga de Portugal, com 95 anos de existência. Fundada em 1926, é uma instituição de Utilidade Pública desde 10 de Julho de 1980. É representante em Portugal de Organismos internacionais, nomeadamente da IARU – International Amateur Radio Union, da qual é membro fundador, e membro da ARISS Europa.
É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, exclusivamente composta por amadores, investigadores e exploradores das Tecnologias da Rádio e das Comunicações, através da emissão e recepção de sinais em ondas médias e curtas, altas frequências e micro-ondas, comunicações aeroespaciais e digitais.