Espetáculos de música, circo contemporâneo, gastronomia e flamenco são os atrativos do evento que se realiza há mais de três décadas
O Festival Sete Sóis Sete Luas volta ao concelho de Odemira entre os meses de julho e setembro, com um conjunto de espetáculos de música, circo contemporâneo, gastronomia e flamenco em São Teotónio, Zambujeira do Mar e Odemira.
A programação arrancou esta quinta-feira, na FACECO, em São Teotónio, com um laboratório de gastronomia orientado pelo chef tunisino Ameur Bouchmel, dirigido a cozinheiros locais e dedicado aos sabores tradicionais da Tunísia. Ainda ontem à noite o músico Ziad Trabelsi apresentou um concerto que cruza a tradição musical árabe com sonoridades contemporâneas.
Há 17 anos que o festival não decorria em simultâneo com a FACECO.
A programação prossegue a 30 de agosto, na Zambujeira do Mar, com a estreia nacional da produção original Luso 7Sóis-26, uma orquestra multicultural que reúne músicos de Cabo Verde, La Réunion, Itália, Marrocos e Portugal. No dia seguinte, a formação realiza um concerto solidário destinado aos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO).
O encerramento está marcado para 7 de setembro, no Recinto de Festas de Nossa Senhora da Piedade, em Odemira, com o espetáculo “Romeo y Julieta”, apresentado pelo Barcelona Flamenco Ballet, companhia internacional que revisita a obra clássica através da música e da dança flamenca.
Com mais de três décadas de história, “o Festival Sete Sóis Sete Luas promove o diálogo intercultural através da música, das artes performativas e da gastronomia, afirmando Odemira como um território de encontro entre culturas e proporcionando ao público uma programação artística diversificada e de acesso gratuito”, lê-se em informação enviada pelo município de Odemira.
A iniciativa conta com o apoio da câmara municipal, para promover o encontro entre as culturas do Mediterrâneo e do mundo lusófono através de uma programação diversificada, de entrada gratuita.
O festival decorre em vários outros pontos do País como Castelo Branco, Castro Verde, Elvas, Mafra, Montemor-o-Novo, Oeiras, Pombal, Ponte de Sor e Sabugal.