Ministro das Infraestruturas falava durante a assinatura do auto de consignação da modernização dos acessos ferroviários ao Porto de Setúbal
Miguel Pinto Luz quer que o Porto de Setúbal seja a “espinha dorsal da Península Ibérica” e que, além de servir a cidade, a região e o País, possa também servir a Europa.
“Colocar Setúbal a servir todo um eixo, uma espinha dorsal da Península Ibérica, é absolutamente essencial. Isto é dar competitividade a este porto, é dar competitividade a esta região, mas, acima de tudo, é dar competitividade a estas empresas que orbitam nesta esfera de influência do porto de Setúbal, e que sem um porto de Setúbal capaz não vão conseguir crescer. E crescer, entenda-se gerar receitas, gerar receitas é produzir riqueza, produzir valor acrescentado bruto, para poderem fazer uma redistribuição justa dessa riqueza”.
O ministro das Infraestruturas e Habitação falava na manhã desta segunda-feira no terminal da Autoeuropa, no Porto de Setúbal, onde decorreu a cerimónia de assinatura do auto de consignação da modernização dos acessos ferroviários ao porto de Setúbal.
O governante entende que a infraestrutura portuária não pode estar desligada da ferrovia e garante que, ainda este ano, vão ser lançados novos concursos. “Temos que capacitar o nosso setor portuário com mais ferrovia, aumentando a porcentagem modal de mercadorias, e por isso mesmo o esforço que estamos a fazer aqui é essencial. O presidente do Porto de Setúbal, dizia-me há pouco, são 300 mil veículos por ano e têm a ambição de chegar aos 700 mil, é isto que estamos a falar. É com números claros, com visão clara, assumindo compromissos claramente. Este ano avançaremos avançaremos com o concurso para o segundo terminal aqui em Setúbal, com o concurso também para os estaleiros de Mitrena, para o terminal multi-usos também da Mitrena – a antiga Lisnave -, e portanto, é essencial percebermos que queremos colocar ritmo nesta transformação. Não podemos continuar a falhar prazos, falhar prazos é falhar aos portugueses”.
Carlos Fernandes, vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), foi o responsável por apresentar as linhas gerais da empreitada que representa um investimento global de 40 milhões de euros. A intervenção prevista na zona portuária de Setúbal é de 22 M€, sendo que 17 milhões serão financiados pela IP e, os restantes cinco milhões, pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). O projeto de modernização e eletrificação da ferrovia no troço entre o porto de Setúbal e Praias-do-Sado deverá estar pronto no próximo ano e tem como objetivo melhorar a competitividade da infraestrutura e, essencialmente, a eficiência do transporte ferroviário.
Espera-se a modernização e eletrificação da ferrovia além da eletrificação de linhas e/ou do feixe de receção/expedição aos terminais da Sadoport, Tersado, Somincor e RO/RO, bem como novas linhas na Cachofarra.
O presidente do conselho de administração da APSS, Vítor Caldeirinha, considera que esta modernização devia ter acontecido há mais tempo, mas que ainda assim passa a integrar a estratégia Portos 5+. “Podia ter sido mais cedo mas vem a tempo, ainda, da estratégia Portos 5+ e com esta o Porto de Setúbal tem uma ambição de expandir, concessionar e alargar terminais e esses terminais para serem competitivos até Madrid, com as novs linhas que estão a ser desenvolvidas, precisa também de melhorar a ferrovia aqui internamente, e é esse o caso agora”, disse em declarações aos jornalistas.
Para o responsável esta empreitada vem ajudar a que este seja o “segundo porto maior do País em termos de ferrovia” para que, assim, este se possa desenvolver mais e servir as empresas que procuram esta infraestrutura.
PRESIDENTE | Dores Meira congratula-se com a obra
A presidente da Câmara de Setúbal congratula-se pelo primeiro passo de uma obra que chega com 10 anos de atraso, tal como o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal tinha afirmado. “É um investimento que já está atrasado dez anos. É sempre bem-vindo, já está adjudicado e vamos esperar 400 dias – cerca de 1 ano e meio – para que esta obra se concretize. Vamos dar mais um pulo naquilo que é prestígio, a visibilidade e a importância económica que Setúbal tem no contexto nacional”.
A autarca considera que esta é “uma obra muito importante que vai tirar muito tempo da distribuição dos materiais ao setor de distribuição aqui do porto para chegar até Espanha, uma obra extremamente relevante e importante”.
Numa obra que prevê a melhoria dos ramais do porto, a modernização da estação de Praias do Sado e a supressão da passagem de nível da Cachofarra explica a autarca que, primeiro, vão fazer-se “melhorias de algumas passagens de nível que estão desatualizadas e precisam de obras” e, mais tarde “o alargamento da ponte seca que vai dar entrada à freguesia do Sado”, assim como “fazer a ligação da variante que vai para a Mitrena”.