Parlamento aprova verba de 500 mil euros para Mata Nacional da Machada

Parlamento aprova verba de 500 mil euros para Mata Nacional da Machada

Parlamento aprova verba de 500 mil euros para Mata Nacional da Machada

Proposta foi aprovada na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, tratando-se de uma transferência do ICNF

O parlamento aprovou esta quarta-feira uma proposta de alteração do PS que contempla uma verba de até 500 mil euros para assegurar a execução da empreitada de ordenamento da entrada principal da Mata Nacional da Machada.

- PUB -

A proposta foi aprovada na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), tratando-se de uma transferência do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Na nota justificativa, o PS aponta que a Mata Nacional da Machada, é “um dos maiores espaços verdes contínuos da Área Metropolitana de Lisboa com valor ecológico, histórico e educativo”, sendo que a entrada principal da Mata “é um ponto de fruição partilhado por vários concelhos, com presença próxima das instalações dos Fuzileiros Navais”.

“A ausência de estacionamento ordenado e controlado tem provocado pressão ambiental, congestionamento e riscos de segurança junto ao perímetro militar. A criação de um parque ordenado na entrada da Mata Nacional da Machada visa conciliar mobilidade, proteção ambiental e segurança nacional”, argumenta o PS.

- PUB -

Assim, o partido considera que este é “um investimento de baixo custo, mas de elevado impacto, que exige articulação entre o Ministério do Ambiente e Energia, o Ministério da Defesa Nacional, o Ministério da Administração Interna e a Infraestruturas de Portugal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não