Numa primeira distribuição de responsabilidades apenas a presidente e um vereador ficavam com pelouros. Agora, as pastas do município ficam divididas por três eleitos
António Grilo (PS) é o vice-presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. O socialista, número dois de uma lista encabeçada pela agora presidente do município do Litoral Alentejano, Clarisse Campos, vai agora assumir pastas depois de uma redistribuição de pelouros.
Na passada segunda-feira, data da primeira reunião do novo executivo camarário em funções, tinha ficado definido que as pastas da autarquia iriam ser distribuídas pela presidente e pelo vereador Mário Caixas, uma decisão que foi agora revertida.
Assim, Clarisse Campos vai ficar responsável pela Coordenação geral e relações externas, Planeamento estratégico, Ordenamento do território e Planeamento Urbanístico, Promoção cultural (leitura, música e artes, museus, património, arquivo histórico, investigação), Projetos municipais, Comunicação e protocolo, Rede de dados, comunicações e cibersegurança, Transparência e proteção de dados, Feiras e certames, Gestão urbanística e licenciamentos, Trânsito e estacionamento, Fiscalização, Habitação e centros históricos, Contencioso, assuntos jurídicos e contraordenações, Gestão florestal, Recursos humanos, Saúde e vida saudável, Educação e escolas, Intervenção social (incluindo: intervenção precoce, crianças e jovens em risco, igualdade, inclusão), Idosos e Universidade Sénior e Educação Ambiental.
O agora nomeado vice-presidente fica com os pelouros da Gestão orçamental, Finanças, Administração, Financiamentos, Inventário e Património, Investimento Económico e Turismo, Execuções fiscais, Património municipal (ativos), Gestão de riscos naturais, segurança e proteção civil, Juventude, Desporto, atividades náuticas e movimento associativo e Gestão e cedência de viaturas a entidades.
Mário Caixas vai manter as responsabilidades que tinham ficado decididas na segunda-feira, designadamente Obras municipais, empreitadas e administração direta, Serviços gerais e urbanos, Espaços verdes, corredores ecológicos e parques urbanos, Gestão de equipamentos públicos, higiene e limpeza, eletrificação, iluminação pública e telecomunicações, Gestão de frota, Rede viária e caminhos, Ambiente (águas, saneamento, resíduos), e Proteção animal e gabinete veterinário. A estas pastas acrescenta-se ainda Redes cicláveis, mobilidade e transportes urbanos.
Segundo nota de Imprensa enviada pela Câmara de Alcácer do Sal a O SETUBALENSE “foram delegadas nos vereadores Mário Caixas e António Grilo competências no que respeita à representação do Município em contratos e escrituras públicas, em consequência de regulamento municipal, deliberação camarária ou despacho no exercício de competências delegadas ou subdelegadas que fixem as respetivas condições”.