Concurso de mel avaliou 14 amostras mas o pódio foi ocupado por produções da casa

Concurso de mel avaliou 14 amostras mas o pódio foi ocupado por produções da casa

Concurso de mel avaliou 14 amostras mas o pódio foi ocupado por produções da casa

Fotografia: Rádio Nova Antena

Ano foi muito produtivo para os produtores, segundo a Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Paulo Rosa (1.º lugar), Fernando Guerreiro (2.º lugar) e Fernando Gomes (3.º lugar) são os três primeiros classificados da 14.ª edição do Concurso de Mel que decorreu na manhã deste sábado na Feira das Actividades Culturais e Económicas (FACECO).

- PUB -

Este ano estiveram a concurso 14 amostras, produzidas entre os territórios de Sines e Portimão, mas os prémios acabaram por ficar em casa, pois os três lugares do pódio foram ocupados por produtores oriundos de Odemira e de São Teotónio.

O número de méis a concurso este ano foi menor do que em 2024 (ano em que estiveram em prova 22 amostras) mas isso não parece ser um factor negativo para a Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Tal como explicou o presidente da direcção da associação, Fernando Duarte, o ano corrente foi muito produtivo para esta cultura, tendo em conta que os territórios contaram com bastante chuva – factor importante para a produção.

- PUB -

“Este ano foi muito bom para as abelhas, houve um ano com muita chuva, mas em termos de mel ficou aquém das nossas expectativas embora não nos possamos queixar muito em relação à produção – foi uma produção média, ligeiramente acima da média – com uma qualidade excepcional”.

Antes da entrega dos prémios, de 75 euros, 50 euros e 25 euros, respectivamente do 1.º ao 3.º lugar, o responsável não deixou de fazer elogios às produções. “Visualmente o mel que está a concurso parece-me bom. Falando com os meus colegas apicultores a qualidade, este ano, é acima da média”.

O júri do concurso foi composto por cinco pessoas entre as quais Alexandre Portela, em representação do município de Odemira, Ana Freitas, jornalista da Rádio Voz da Planície, José Mendes, da Junta de Freguesia de São Teotónio, Bruno Ramos, da Caixa de Crédito Agrícola de São Teotónio e, como presidente do júri, José Serranito.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não