26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Três centenas de jovens na praia de Albarquel numa acção de limpeza

Três centenas de jovens na praia de Albarquel numa acção de limpeza

Três centenas de jovens na praia de Albarquel numa acção de limpeza

Iniciativa “Mar Adentro” faz parte do programa Mares Circulares, no âmbito da celebração do Dia Mundial dos Oceanos

Cerca de três centenas de jovens voluntários reuniram-se ontem na praia de Albarquel numa acção de sensibilização e limpeza inserida no projecto “Mar Adentro”. Esta iniciativa faz parte do programa Mares Circulares, que este ano, à celebração do Dia Mundial dos Oceanos, se associa com o município sadino e a Associação Baía de Setúbal. Este projecto promove a “sensibilização e formação ambiental” para uma “cidadania activa”, com foco na “economia circular e na limpeza de resíduos” em ambientes aquáticos e fundos marinhos.

- PUB -

De acordo com nota de Imprensa, em Portugal, já foi possível garantir a “formação e sensibilização de cerca de 10.000 pessoas” em mais de trinta municípios e “recolher um total de 8,7 toneladas de resíduos em 96 acções de intervenção” em praias, ambientes aquáticos e espaços naturais protegidos.

Este projecto assegura ainda uma “monitorização bianual” em vários locais, permitindo que o plástico PET recolhido seja “registado, armazenado e tratado devidamente de forma a obter rPET, além de formação e limpeza de praias”. A iniciativa tem como objectivo final fazer com que este material dê origem a “novas embalagens recicladas”, que possam ser “reintroduzidas na cadeia de valor da Coca-Cola”.

A iniciativa ibérica dos Mares Circulares é promovida pela Coca-Cola e desenvolvida por ONGs e mais de 300 parceiros de Espanha e Portugal. Segundo nota de Imprensa, este projecto surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da empresa (“This is Forward”), inserido numa das suas linhas de actuação (‘embalagens’).

- PUB -

Os objectivos desta iniciativa, iniciada em 2018, passam pela “promoção da limpeza de ambientes aquáticos e fundos marinhos, o incentivo à reciclagem e à consciência ambiental” através de acções de formação e sensibilização junto das escolas e voluntários, assim como a “dinamização da economia circular, com base em soluções inovadoras centradas no problema do lixo marinho”.

Para a empresa, o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado este sábado, 8 de Junho, representa “uma oportunidade de informar sobre o impacto das acções humanas nos oceanos”, mobilizando os cidadãos para “a sua preservação e gestão sustentável”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -