As Festas de Confraternização Camponesa da Freguesia comemoram 50 anos de tradição viva. Entre os artistas, sobe ao palco Rosinha
As Festas de Confraternização Camponesa da Freguesia de São Francisco, no concelho de Alcochete, comemoram agora, em 2024, uma tradição com 50 anos. Vão decorrer entre 29 de Maio e 2 de Junho e, nesta edição, acresce mais um dia, 3 de Junho, com almoço de aniversário.
“Este dia a mais nas festas é o destaque deste ano das Festas de São Francisco”, diz Graça Menisse, presidente da assembleia da Comissão de Festas. “Vamos oferecer um almoço, aberto à população, do 50.º aniversário das Festas de Confraternização Camponesa”, acrescenta.
O almoço está marcado para as 13h30, e, às 16h00, é cortado o bolo de aniversário. Segue-se a animação com a actuação de Vítor Monteiro & Carla Teixeira, na Rua da Sociedade.
Organizadas pela Comissão de Festas de São Francisco com a parceria da Câmara Municipal de Alcochete e da Junta de Freguesia de São Francisco, a edição deste ano espera ainda mais pessoas que em outros anos. “Esperamos sempre muitos visitantes, mas este ano ainda mais”, comenta Graça Menisse” e para isso, mais uma vez contribuem as tradicionais largadas de touros e a actuação dos artistas.
Assim, quarta-feira, 29 de Maio, o primeiro dia das Festas de São Francisco começa às 17h00, com a recepção aos convidados no salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco, a que se segue, às 18h00 o hastear das bandeiras, a Arruada com os Batucando e hinos cantados por Carla Teixeira.
Às 19h30, é a primeira largada de touros, na Rua da Sociedade. Às 21h30 acontece a Oficina de Música da UNISFA, no Largo 1.º de Maio e, no mesmo espaço, meia-hora depois, o palco é de Iran Costa, e à meia-noite acontece nova largada de toiros.
Para o dia seguinte, quinta-feira, está marcada a Mesa da Tortura e uma hora depois é a terceira largada de touros, como sempre, na Rua da Sociedade. O Largo 1.º de Maio. onde decorrem os concertos, recebe às nove da noite o Jujutsu Futebol Clube de São Francisco, e às 22h00 no mesmo largo sobe ao palco Jorge Guerreiro. A noite termina com mais uma largada de toiros
As festas na sexta-feira começam com a quinta largada de toiros, às 19h00. 21h30 é hora de Zumba Carlinha Judicibus no Largo 1.º de Maio enquanto meia-hora antes a Rua da Sociedade vai estar em animação musical com Ratinho. Leo e Leandro sobem ao palco às 22h30 e, depois, é a sexta larga de touros
A 1 de Junho, às seis da tarde é a sétima largada de touros, e às 21h00 começa o baile com Carla Teixeira, meia hora depois há danças de salão, a que se segue mais baile, mas agora com Lakota.
Neste sábado a diversão vai até às duas da manhã e à meia-noite começa a típica Sardinhada nas artérias da festa. Às 00h30 há Arruada com a Charanga da Ramboia, pelas mesmas ruas e, como não podia deixar de ser, a madrugada termina com mais uma largada touros.
Domingo, às 10h30, arranca o Passeio Motard, pelo Grupo Motard do Convento, e o Passeio de Veículos Antigos que vai dar a volta ao concelho de Alcochete.
Sete da tarde, é a nona largada de touros, e para as dez da noite está marcado o espectáculo com Rosinha. O encerramento das festas está previsto para as 00h00 com fogo de artifício no Largo 1.º de Maio. Na segunda-feira é o dia especial de almoço dos 50 anos das Festas de São Francisco.