28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeAdriana Calcanhotto sobe ao palco do Fórum Luísa Todi para apresentar o...

Adriana Calcanhotto sobe ao palco do Fórum Luísa Todi para apresentar o novo álbum

Concerto da cantora na segunda-feira vai contar com a participação especial de Salvador Sobral

 

- PUB -

Adriana Calcanhotto é um dos nomes mais importantes da música popular brasileira e vai estar ao vivo no Fórum Municipal Luísa Todi na próxima segunda-feira, 5 de Junho, pelas 21h30, para um concerto integrado na terceira edição do Projecto Língua Terra.

Trata-se de um projecto que tem como objectivo dar visibilidade à diversidade cultural, fomentando eventos artísticos e a criação de pontes entre os países falantes de língua portuguesa.

A cantora brasileira vem a Portugal apresentar “Errante”, o seu mais recente álbum e o 13.º de originais da sua longa carreira. Nascida em Porto Alegre em 1965, Adriana Calcanhotto é cantora, compositora, instrumentista, produtora, escritora, ilustradora e muito mais.

- PUB -

Em 1990 fez a sua estreia discográfica com o álbum “Enguiço”, que lhe valeu um Prémio de Revelação Feminina. Seguem-se “Senhas” (1992), “A Fábrica do Poema” (1994) e “Maritmo” (1998), numa década marcada pela edição de um álbum ao vivo.

Ao virar do século, o álbum “Público” (2000) deu origem a um DVD e a uma longa digressão pelo Brasil. Segue-se “Cantada” (2002), disco que antecederia um momento de mudança e de relevo.

Em 2004, Adriana Calcanhotto encarna o projecto “Adriana Partimpim”, dedicado ao público infantil, com um disco e um concerto de enorme sucesso (também em Portugal) e que lhe valeu a conquista de um Grammy Latino.

- PUB -

Este projecto infantil estendeu-se a mais dois álbuns: “Partimpim Dois” (2009) e “Partimpim Tlês” (2012). No meio deste universo infantil, houve ainda tempo para “Maré”, álbum de 2008, e “O Micróbio do Samba”, em 2011.

O ano de 2015 ficou marcado pelo álbum “Loucura”, tendo sido o ano que marca uma especial aproximação a Portugal, nomeadamente a Coimbra, onde se situa a universidade com a qual tem colaborado com frequência.

Já em 2017 realizou uma residência artística com base na poesia portuguesa e brasileira e, nos dois anos seguintes, dá aulas na universidade conimbricense sobre “Como escrever canções”.

A cantora regressa à trilogia marítima em 2019, com o álbum “Margem”, que a leva a uma digressão por palcos brasileiros, europeus e americanos. Chegada a 2020, ano em que o mundo parou, escondeu-se e cada um ficou mais ou menos só.

Adriana Calcanhotto, logo no início da pandemia, escreveu, compôs, produziu e editou “Só”, o álbum que retrata a sua visão da vida e do mundo num momento marcante para si e para o mundo.

“Errante” é o novo disco de Adriana Calcanhotto, que chega agora a Portugal em tournée e que passa por Setúbal, integrado no Projecto Língua Terra e que, precisamente no Fórum Municipal Luísa Todi, tem um convidado especial: Salvador Sobral.

É um evento cultural de relevo, com os bilhetes a terem um custo de 12 euros.

Opinião Musical

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -