28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaPinhal Novo vai ter mais 300 árvores e arbustos até final deste...

Pinhal Novo vai ter mais 300 árvores e arbustos até final deste mês

Projecto abrange recinto do Mercado Mensal e urbanização de Val’Flores, num total de 9,7 hectares. Operação já está no terreno

Até final deste mês, a Câmara Municipal de Palmela espera ter concluída a empreitada de arborização do projecto “Pinhal Novo Verde”, que prevê a plantação de cerca de 300 árvores e várias dezenas de arbustos.

- PUB -

A operação no terreno, no recinto do Mercado Mensal da vila pinhalnovense e na área de cedência do loteamento de Val’Flores, já foi iniciada, mas as plantações, anunciou a autarquia, estão “previstas” realizarem-se “na Semana da Floresta Autóctone”.

A zona do mercado é a que irá concentrar maior número de plantações. “Para o recinto do Mercado Mensal, com 7,7 hectares, estão programados, a partir do dia 12 de Novembro [domingo], os trabalhos de instalação da rega e de plantação de 193 árvores (pinheiros mansos, sobreiros, freixos-de-folha-estreita, lódãos-bastardos e choupos-brancos) e de 24 medronheiros, num total de 217 plantas”, indicou o município.

De menor dimensão, o terreno no loteamento Val’Flores já está preparado para acolher as primeiras plantações. “Na urbanização Val’Flores já foram concluídos os trabalhos de limpeza do terreno, com 2 hectares, a instalação de rede de rega e a abertura das covas, passando-se agora à fase de plantação de 40 sobreiros e 40 arbustos (medronheiros, loureiros e romãzeiras), totalizando 80 plantas.”

- PUB -

Ainda de acordo com a autarquia, “os trabalhos finais corresponderão à colocação de um MUPI informativo e de três caixas ninho em Val’Flores e a sete caixas ninho no recinto do Mercado Mensal”.

Após a conclusão destas intervenções, correspondentes à primeira fase da operação, vão ser “plantadas mais árvores e arbustos”. Em termos de calendário, esta segunda fase integrará “também o programa da Semana da Floresta Autóctone”. E, no total, está prevista a plantação de quase três centenas de novas árvores.

O projecto “Pinhal Novo Verde” traduz-se num investimento que ascende a “75 mil euros” e conta com financiamento total ao abrigo de uma candidatura apresentada pelo município de Palmela “ao Programa Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática”.

- PUB -

A operação vai acrescentar 9,7 hectares de área arborizada à vila de Pinhal Novo. Segundo as estimativas anteriormente divulgadas pela autarquia, a área de sombra – quando as árvores forem adultas –, na freguesia pinhalnovense, deverá aumentar em cerca de 13 por cento, o equivalente a um acréscimo de 14.922 m2 aos 115.866 m2 de sombras já existentes.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -