28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAdriana Calcanhotto sobe ao palco do Fórum Luísa Todi para apresentar o...

Adriana Calcanhotto sobe ao palco do Fórum Luísa Todi para apresentar o novo álbum

Concerto da cantora na segunda-feira vai contar com a participação especial de Salvador Sobral

 

- PUB -

Adriana Calcanhotto é um dos nomes mais importantes da música popular brasileira e vai estar ao vivo no Fórum Municipal Luísa Todi na próxima segunda-feira, 5 de Junho, pelas 21h30, para um concerto integrado na terceira edição do Projecto Língua Terra.

Trata-se de um projecto que tem como objectivo dar visibilidade à diversidade cultural, fomentando eventos artísticos e a criação de pontes entre os países falantes de língua portuguesa.

A cantora brasileira vem a Portugal apresentar “Errante”, o seu mais recente álbum e o 13.º de originais da sua longa carreira. Nascida em Porto Alegre em 1965, Adriana Calcanhotto é cantora, compositora, instrumentista, produtora, escritora, ilustradora e muito mais.

- PUB -

Em 1990 fez a sua estreia discográfica com o álbum “Enguiço”, que lhe valeu um Prémio de Revelação Feminina. Seguem-se “Senhas” (1992), “A Fábrica do Poema” (1994) e “Maritmo” (1998), numa década marcada pela edição de um álbum ao vivo.

Ao virar do século, o álbum “Público” (2000) deu origem a um DVD e a uma longa digressão pelo Brasil. Segue-se “Cantada” (2002), disco que antecederia um momento de mudança e de relevo.

Em 2004, Adriana Calcanhotto encarna o projecto “Adriana Partimpim”, dedicado ao público infantil, com um disco e um concerto de enorme sucesso (também em Portugal) e que lhe valeu a conquista de um Grammy Latino.

- PUB -

Este projecto infantil estendeu-se a mais dois álbuns: “Partimpim Dois” (2009) e “Partimpim Tlês” (2012). No meio deste universo infantil, houve ainda tempo para “Maré”, álbum de 2008, e “O Micróbio do Samba”, em 2011.

O ano de 2015 ficou marcado pelo álbum “Loucura”, tendo sido o ano que marca uma especial aproximação a Portugal, nomeadamente a Coimbra, onde se situa a universidade com a qual tem colaborado com frequência.

Já em 2017 realizou uma residência artística com base na poesia portuguesa e brasileira e, nos dois anos seguintes, dá aulas na universidade conimbricense sobre “Como escrever canções”.

A cantora regressa à trilogia marítima em 2019, com o álbum “Margem”, que a leva a uma digressão por palcos brasileiros, europeus e americanos. Chegada a 2020, ano em que o mundo parou, escondeu-se e cada um ficou mais ou menos só.

Adriana Calcanhotto, logo no início da pandemia, escreveu, compôs, produziu e editou “Só”, o álbum que retrata a sua visão da vida e do mundo num momento marcante para si e para o mundo.

“Errante” é o novo disco de Adriana Calcanhotto, que chega agora a Portugal em tournée e que passa por Setúbal, integrado no Projecto Língua Terra e que, precisamente no Fórum Municipal Luísa Todi, tem um convidado especial: Salvador Sobral.

É um evento cultural de relevo, com os bilhetes a terem um custo de 12 euros.

Opinião Musical

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -