6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraVisibilidade do Cabo Espichel e da Arrábida “vai ser enorme em todo...

Visibilidade do Cabo Espichel e da Arrábida “vai ser enorme em todo o mundo”

Produção cinematográfica foi levada à Turquia de onde trouxe o galardão e uma possível negociação com plataformas digitais

 

- PUB -

A cidade de Sesimbra e o Parque Natural da Arrábida poderão vir a ter visibilidade internacional, e inclusivamente, vir a ser palco de grandes cinematografias estrangeiras. A ideia é expressa por Carlos Sargedas, director da Arrábida Film Comission, realizador, fotógrafo e produtor de cinema, que viajou até à Turquia para mostrar as paisagens da região.

Em Antalya, onde se realizou o Festival Internacional de Cinema e Turismo entre os dias 8 e 12 de Maio, o realizador conquistou o prémio de “Best Travel Séries” em conjunto com Jaswant Sheresta, produtor cinematográfico nepalês e vencedor de um Emmy, com que realizou “On a Quest With Jaswant Exploring Portugal.

Carlos Sargedas explica a O SETUBALENSE que o desenvolvimento deste projecto ainda agora começou e que se espera que esta seja apenas a primeira de sete temporadas que pretendem mostrar as paisagens paradisíacas da Península de Setúbal.

- PUB -

“Esta é a primeira temporada de uma série de seis ou sete, ainda não está bem definida e é uma visão do realizador nepalês que vive em Hollywood [Jaswant Sheresta]. Pretende-se dar uma visão cinematográfica do nosso país, primeiro para promover estas zonas internacionalmente para realizadores de cinema para que possam vir filmar a Portugal. Aquilo que fizemos foi andar durante quatro meses em quatro diferentes anos, um mês em cada ano, pelo país inteiro andei como produtor executivo, operador de câmara e também de drone, a mostrar um pouco por todo o país”.

A série está já a ser negociada com plataformas digitais e canais de televisão para fazer com que toda a região possa ser conhecida pelo mundo inteiro. “A série já está a ser negociada em várias plataformas de streaming e canais como o Discovery Channel, a Netflix, por aí fora. O que quer dizer que a partir de Agosto ou Setembro a visibilidade da nossa região vai ser enorme em todo o mundo, nas plataformas digitais e nos canais temáticos”.

As filmagens incidiram sobretudo pelas zonas do Cabo Espichel e Alfarim, em Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida, a Lagoa de Albufeira e locais entre Palmela, Setúbal, Azeitão e Lisboa no sentido de mostrar outro olhar sobre todas estas regiões.

- PUB -

“Maior parte das vezes quando vemos filmes promocionais de Sesimbra, de Setúbal ou da Arrábida dizem ‘venha conhecer isto ou venha conhecer aquilo’ e o que fazemos nesta série é dizer para vir visitar. Nós mostramos os locais de uma forma cinematográfica de modo que as pessoas ao estarem a ver esta série tenham a apetência de visitar o lugar. Ao mostrar o cenário do Cabo Espichel ou da Serra da Arrábida como cenários paradisíacos, que o são, a partir do momento em que começámos a produzir esta série, mesmo as pessoas lá fora ficavam maravilhadas com os cenários”, conta o produtor de cinema.

A produção foi mais longe e procurou estórias reais que personificassem todas estas paisagens. “Visitamos por exemplo uma pessoa que faz o pão à moda tradicional, visitamos um pescador que tem uma visão diferente do mar, salvou-se de um naufrágio e, portanto, tem outra visão da pesca, fizemos uma reportagem sobre a pesca nocturna da traineira em que maior parte das pessoas não faz ideia de como funciona. Nós queremos dar a perspectiva humana, da vida humana das pessoas e das suas histórias de vida, e também uma forma mais cinematográfica dos destinos para que as pessoas tenham vontade de visitar”.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -