25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalLivro aborda com leveza temas como o luto e a sexualidade na...

Livro aborda com leveza temas como o luto e a sexualidade na terceira idade

Obra de Yolande Cloetens conta a experiência que viveu no ano passado com Alberto Pereira

 

- PUB -

Depois de umas férias no ano passado com Alberto Pereira, o seu “amigo amoroso”, Yolande Cloetens soube de imediato que queria escrever um livro sobre aqueles dias em que estiveram os quatro juntos, mesmo nunca tendo escrito nenhuma obra.

“As quatro pessoas somos nós dois, viúvos, e é o meu marido e a esposa do Alberto [Pereira], já falecidos. Fomos os quatro de férias porque eles sempre estiveram connosco”, explica Yolande Cloetens a O SETUBALENSE.

Viúva há cerca de quatro anos, foi nas palavras que resultaram no livro “Fomos de férias os quatro” que a professora de ballet de 71 anos encontrou uma das formas para “ultrapassar o luto”.

- PUB -

“Senti a necessidade. Foi uma maneira de falar dos falecidos, que é uma coisa que as pessoas precisam muito e que às vezes não se consegue, por exemplo, falar com os filhos, porque estes também sofrem. O sofrimento às vezes tem de ser expressado”, considera.

Na obra, “cada capítulo é um dia”. “É um relato das férias e é também um roteiro. Ao longo do livro são evocados [os cônjuges] várias vezes, quase como se estivessem presentes e a falar connosco, simbolicamente claro”, afirma Alberto Pereira.

“Nós temos a consciência que fizemos o possível por eles. Demos o possível e não temos problemas de consciência. A pessoa morreu, os mortos têm de ser respeitados, mas os vivos têm o direito de continuar a sua vida”, acrescenta.

- PUB -

A septuagenária demorou apenas perto de duas semanas até ter a obra escrita, sendo que as correcções é que demoraram um pouco mais a ficarem concluídas. “Esta senhora é belga, uma vezes pensava em francês e outras em português e depois escrevia português à francesa. Foi revisto algumas vezes, mas estamos muito contentes”, revela Alberto Pereira.

Outro dos assuntos que é abordado com leveza na obra é o direito da terceira idade à sua sexualidade, tema que Yolande Cloetens diz ser muito importante de ser falado.

“Estávamos os dois na mesma situação, tivemos um ouvido simpático e o cuidado de ouvir um ao outro e acabámos por ter relações e fiquei muito surpreendida. Achei que tinha de ser falado porque é um tabu falar de sexo depois dos 70 anos e eu achei que era importante”, conta. A ideia passa também por “poder vir a ajudar ou a abrir os olhos a alguém para este tema”.

“É importante porque as pessoas passam ao lado e evitam falar do assunto. Há casais em que a partir do momento em que o marido fica impotente já não fazem nada e podem-se fazer coisas. É por isto que quis falar”, explica.

Seis dezenas de exemplares vendidos na Casa da Baía

Trata-se de uma edição de autor, em que foram impressos 300 exemplares, o que representa um investimento de cerca de mil euros por parte da autora. Já a apresentação da obra decorreu no dia 22 de Abril na Casa da Baía, em Setúbal.

“A recepção na Casa da Baía foi muito boa. O director da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, António Marques, apresentou o livro e correu bem”, descreve Yolande Cloetens.

Enquanto isso, Alberto Pereira sublinha que foram vendidos 60 livros durante a apresentação e que o mesmo se encontra à venda em duas livrarias – na Hemus e na Uni Verso –, sendo que o preço de venda ao público é de cinco euros.

Apesar de se conhecerem há vários anos, a história de Yolande Cloetens e de Alberto Pereira começou a ser ‘escrita’ em 2021.

“Fomos eleitos da Assembleia Municipal de Setúbal nos dois últimos mandatos. Eu deixei de fazer parte e ela entretanto ficou viúva. A minha mulher morreu nas últimas eleições autárquicas e foi aí que nos voltámos a encontrar”, descreve Alberto Pereira.

Por sentir a necessidade “de ter uma companhia feminina”, com quem pudesse conversar e passear, o sénior encontrou em Yolande Cloetens a “pessoa ideal”. “Tem mais ou menos a minha idade, é viúva e conhecemo-nos há muitos anos. Fiz-lhe um telefonema e ela disse-me que também se sentia sozinha e fomos desenvolvendo esta ligação”, diz.

Contudo, fazem questão de explicar que “a vida diária cada um faz a sua”. “Cada um está no seu lado, na sua casa, com a sua vida e depois saímos juntos, vamos a concertos, comer fora ou passear. Somos amorosos amigos”, esclarece Yolande Cloetens.

Sobre a reacção da família, uma vez que Yolande Cloetens tem dois filhos e Alberto Pereira tem um filho, garantem que reagiram bem. “Não puseram obstáculos e tratam-nos muito bem”, conta o septuagenário, com a professora de ballet a reforçar que estes “ficaram muito contentes” por os seniores terem encontrado alguém.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -