1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAlícia Joaquim: “Para cada sítio que vou toda a gente sabe que...

Alícia Joaquim: “Para cada sítio que vou toda a gente sabe que sou de Setúbal”

Alícia Joaquim vai representar a cidade e o País numa competição a quase 2500 quilómetros que reúne modelos de 40 países

 

- PUB -

Setúbal vai viajar até à Albânia pelas mãos de Alícia Joaquim, modelo sadina de 23 anos que estará a representar Portugal e a região no concurso Miss Summer World 2023, competição que junta participantes de cerca de 40 países de todo o mundo.

Em entrevista a O SETUBALENSE, a modelo assume a grande responsabilidade que é levar a cidade e o País a terras albanesas prometendo que dará o melhor de si para que Portugal fique bem representado. “É uma responsabilidade muito grande, levar a nossa bandeira às costas vai ser muito complicado. Nos concursos nós [modelos] estamos com muita pressão, principalmente quando é internacional e sabemos que estamos com o nosso País, en- tão aí vou ter de manter a calma e ter a noção que tudo o que eu fizer vou estar a representar Portugal, e que vou fazê-lo bem”, afirma.

Alícia Joaquim conta que a participação na prova, que este ano marca a sua 7.ª edição, já está programada desde 2017, ano que conquistou o lugar de “segunda dama em miss popularidade” no concurso Miss Capital da Flor, no Montijo.

- PUB -

“Em 2017 participei no Miss Capital da Flor, no Montijo – dirigido pelo Nuno Moreira –, e nesse ano fiquei como segunda dama em miss popularidade, e quem fica nesse lugar é quem vai representar o país neste concurso na Albânia. Este ano estavam a chamar algumas candidatas, pediram uns e-mails, depois o Nuno ligou-me e perguntou se eu queria ir à Albânia, e eu aceitei”, diz de sorriso no rosto e notavelmente orgulhosa.

A única concorrente portuguesa na Albânia sublinhou a importância que será levar Setúbal a cerca de 2500 quilómetros além-fronteiras. “É uma sensação óptima levar a cidade aom peito, para cada sítio que vou toda a gente sabe que sou de Setúbal. É também uma grande responsabilidade porque estou a dar a cara pela cidade sadina”.

Desde quarta-feira e até 19 de Maio, com a final marcada para 18 de Maio, Alícia Joaquim levará a cidade setubalense consigo através de um “traje nacional”, requisito pedido para a participação na prova. Assim escolheu o traje da marcha vencedora das Marchas Populares de Setúbal em 2022. “Neste concurso em específico precisamos de levar um fato tradicio-
nal, e levo o das marchas do bairro de Santos Nicolau, então vou levar Setúbal comigo. Pensei logo que o traje nacional tivesse de ser de Setúbal, comecei a falar com os marchantes de Setúbal e vão emprestar-me um fato”.

- PUB -

Precisou de angariar patrocínios, não apenas para conseguir deslocar-se até à Albânia, mas também para promover o comércio. “Foi enviar e-mails e chegar a todas as lojas que conhecia e tentar ao máximo ter patrocinadores, essa parte é muito importante para nós modelos, mas também pela visibilidade, não só à cidade e ao País mas também ao comércio local”.

Foi ainda necessário que arranjasse entidades que tratassem das deslocações que considerou ser “o mais caro e o mais complicado”, a modelo vai assim viajar com a ajuda da Ermelinda Freitas. “A Ermelinda Freitas vai patrocinar o voo e a agência Academia de Viagens também, são estas duas entidades que vão tratar de tudo, foi uma grande ajuda mesmo”.

Questionada sobre as expectativas para o concurso Alícia Joaquim disse manter-se calma e “sem expectativas para no final não existirem nem coisas boas, nem coisas más, o que tiver de ser será”. “Sei que vou dar o máximo de mim, já estou com uma consciência e maturidade diferentes de 2016, já cresci e já estou uma mulher, é diferente de quando se participa em modo adolescente. Vou sem expectativas, mas a pensar no melhor, quero chegar lá e tentar ganhar”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -