18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAlícia Joaquim: “Para cada sítio que vou toda a gente sabe que...

Alícia Joaquim: “Para cada sítio que vou toda a gente sabe que sou de Setúbal”

Alícia Joaquim vai representar a cidade e o País numa competição a quase 2500 quilómetros que reúne modelos de 40 países

 

- PUB -

Setúbal vai viajar até à Albânia pelas mãos de Alícia Joaquim, modelo sadina de 23 anos que estará a representar Portugal e a região no concurso Miss Summer World 2023, competição que junta participantes de cerca de 40 países de todo o mundo.

Em entrevista a O SETUBALENSE, a modelo assume a grande responsabilidade que é levar a cidade e o País a terras albanesas prometendo que dará o melhor de si para que Portugal fique bem representado. “É uma responsabilidade muito grande, levar a nossa bandeira às costas vai ser muito complicado. Nos concursos nós [modelos] estamos com muita pressão, principalmente quando é internacional e sabemos que estamos com o nosso País, en- tão aí vou ter de manter a calma e ter a noção que tudo o que eu fizer vou estar a representar Portugal, e que vou fazê-lo bem”, afirma.

Alícia Joaquim conta que a participação na prova, que este ano marca a sua 7.ª edição, já está programada desde 2017, ano que conquistou o lugar de “segunda dama em miss popularidade” no concurso Miss Capital da Flor, no Montijo.

- PUB -

“Em 2017 participei no Miss Capital da Flor, no Montijo – dirigido pelo Nuno Moreira –, e nesse ano fiquei como segunda dama em miss popularidade, e quem fica nesse lugar é quem vai representar o país neste concurso na Albânia. Este ano estavam a chamar algumas candidatas, pediram uns e-mails, depois o Nuno ligou-me e perguntou se eu queria ir à Albânia, e eu aceitei”, diz de sorriso no rosto e notavelmente orgulhosa.

A única concorrente portuguesa na Albânia sublinhou a importância que será levar Setúbal a cerca de 2500 quilómetros além-fronteiras. “É uma sensação óptima levar a cidade aom peito, para cada sítio que vou toda a gente sabe que sou de Setúbal. É também uma grande responsabilidade porque estou a dar a cara pela cidade sadina”.

Desde quarta-feira e até 19 de Maio, com a final marcada para 18 de Maio, Alícia Joaquim levará a cidade setubalense consigo através de um “traje nacional”, requisito pedido para a participação na prova. Assim escolheu o traje da marcha vencedora das Marchas Populares de Setúbal em 2022. “Neste concurso em específico precisamos de levar um fato tradicio-
nal, e levo o das marchas do bairro de Santos Nicolau, então vou levar Setúbal comigo. Pensei logo que o traje nacional tivesse de ser de Setúbal, comecei a falar com os marchantes de Setúbal e vão emprestar-me um fato”.

- PUB -

Precisou de angariar patrocínios, não apenas para conseguir deslocar-se até à Albânia, mas também para promover o comércio. “Foi enviar e-mails e chegar a todas as lojas que conhecia e tentar ao máximo ter patrocinadores, essa parte é muito importante para nós modelos, mas também pela visibilidade, não só à cidade e ao País mas também ao comércio local”.

Foi ainda necessário que arranjasse entidades que tratassem das deslocações que considerou ser “o mais caro e o mais complicado”, a modelo vai assim viajar com a ajuda da Ermelinda Freitas. “A Ermelinda Freitas vai patrocinar o voo e a agência Academia de Viagens também, são estas duas entidades que vão tratar de tudo, foi uma grande ajuda mesmo”.

Questionada sobre as expectativas para o concurso Alícia Joaquim disse manter-se calma e “sem expectativas para no final não existirem nem coisas boas, nem coisas más, o que tiver de ser será”. “Sei que vou dar o máximo de mim, já estou com uma consciência e maturidade diferentes de 2016, já cresci e já estou uma mulher, é diferente de quando se participa em modo adolescente. Vou sem expectativas, mas a pensar no melhor, quero chegar lá e tentar ganhar”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -