27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPalhavã e Ídolos da Praça 'engrossam' marchas de Setúbal em ano de...

Palhavã e Ídolos da Praça ‘engrossam’ marchas de Setúbal em ano de novidades

Regresso da Palhavã e dos Ídolos da Praça aumenta marchas de seis para oito. O concurso volta a ser no Pavilhão das Manteigadas, mas em dois dias

 

- PUB -

As Marchas Populares de Setúbal 2024 vão ter mais duas colectividades do que no ano passado e várias novidades, como marchas infantis e o desfile a concurso repartido por dois dias, revelou o vereador da Cultura a O SETUBALENSE.

Com os regressos do Clube Recreativo da Palhavã, que não participou em 2023, e dos Ídolos da Praça, que não concorriam há vários anos, o desfile deste ano – marcado para 15 de Junho na Avenida Luísa Todi e para os dias 21 e 22 de Junho no Pavilhão das Manteigadas – vai contar com um total de oito marchas a concurso,

As outras seis marchas participantes são as que participaram no ano passado, nomeadamente, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Núcleo dos Amigos Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo ‘O Independente’, Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’, Núcleo Bicross de Setúbal e União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense.

- PUB -

Com o aumento do número de colectividades participantes e o reforço do apoio financeiro – que este ano é de 14.500 euros a cada uma, na integra em subsídio, quando no ano passado este montante contabilizava também o apoio logístico -, o vereador diz que, “depois da pandemia”, as Marchas de Setúbal estão a recuperar a dimensão de outros tempos.

“Temos vindo a recuperar e acreditamos que num futuro próximo teremos as dez marchas que são as previstas no regulamento”, diz Pedro Pina, para quem a edição deste ano constitui uma “particular satisfação”.

“Este ano é de uma particular satisfação para a câmara porque contraria o discurso que ia sendo alimentado pela oposição de que havia algum desinvestimento nas marchas. Isso não é verdade. Sempre fomos parte activa, estimulando para que as colectvidades se organizem e participem.”, refere.

- PUB -

O vereador acrescenta que a intenção do município é “valorizar as marchas que mantém a participação, mas também as que regressam”, e que considera esse regresso um “sinal de vitalidade do concurso”.

O desfile a concurso vai ser no Pavilhão das Manteigadas, com bilhete pago, como acontece há já dois anos. O preço ainda não está definido, mas será “similar” ao ano passado.

E o desfile a concurso vai ser em dois dias, atendendo ao número de machas. “Permite que o publico possa dividir-se e acompanhar a sua marcha mais de perto. É uma decisão tomada em articulação com as colectividades. No conjunto dos dois dias haverá lotação para cerca de 2500 a 3000 pessoas assistirem às marchas.”, explica Pedro Pina.

 

APPACDM e marchas infantis

Além das oito a concurso, o desfile deste ano vai ter duas marchas infantis extra-concurso, numa “lógica de continuidade da tradição”, assim como a já habitual participação da Marcha da APPACDM.

O vereador da Cultura que a da APPACDM é marcha “mais representativa dos valores que queremos para Setúbal, em que não fica ninguém para trás”, e recorda que a instituição beneficiou de um apoio “substantivo” do município há dois anos.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -