6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
Início168º aniversárioRanchos folclóricos: Os 42 grupos que resistem à passagem do tempo juntam...

Ranchos folclóricos: Os 42 grupos que resistem à passagem do tempo juntam mais de dois mil entusiastas

Guardam os costumes e as tradições de cada terra. Palmela, com dez, e Seixal, com sete, são os dois concelhos do distrito onde há mais ranchos no activo. Sines já não tem nenhum

 

- PUB -

Desde que nasceu, no século XVIII, o folclore, que pode traduzir-se por conhecimento popular, desenvolveu-se por toda a Europa, durante mais de 200 anos, como expressão da cultura do povo, expressando os costumes e tradições locais.

No Distrito de Setúbal, durante gerações, este fenómeno da cultura assumiu-se como estandarte da identidade social de cada uma das terras que compõem esta vasta região. A pesquisa que cada grupo folclórico realizou, sobre as raízes tradicionais de cada comunidade, e o trabalho de divulgação e preservação dessas especificidades conferiram aos ranchos o estatuto de guardiões da cultural popular local.

Com o século XXI muita coisa mudou e este fenómeno esmoreceu, perdeu atractividade, mas, à medida que cresce a ameaça à sua viabilidade, aumenta também a importância do seu papel. Quantos menos forem mais falta farão.

- PUB -

Nesta edição especial, que olha para a cultura na região, não poderíamos, por isso, deixar de reservar algum espaço ao folclore e de olhar para alguns dos grupos da região.

O Distrito de Setúbal abrange 13 concelhos e todos, à excepção de Sines que não possui nenhum, têm pelo menos um rancho folclórico em funcionamento. No total existem 42 grupos folclóricos no distrito. São ainda mais de duas mil pessoas ligadas directamente a esta actividade.

O concelho de Alcácer do Sal tem um, o Rancho Folclórico de Alcácer do Sal, fundado em 1954 pelo poeta António Cigarra Pegas, tendo ostentado inicialmente o nome de Grupo Artístico dos Amadores do Sado.

- PUB -

No concelho de Alcochete há três. Cronologicamente, primeiro surge o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses’ de São Francisco, fundado a 30 de Julho de 1955. Em segundo lugar o Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora, fundado a 19 de Novembro de 1987. E, por fim, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Rancho Folclórico de Danças e Cantares do Passil, cuja fundação foi a 19 de Janeiro de 1991.

Em Almada existem quatro ranchos em funcionamento. Em 1955, nasceu a Associação Cultural do Rancho Folclórico de Vale Flores, a 20 de Dezembro de 1975 foi criado o Grupo Teatral e Folclórico Qta. Morgadinha, a 1 de Outubro de 1992 o Grupo Etnográfico de Cova da Piedade, e, por último, o Rancho Etnográfico ‘Os Pescadores’ da Costa da Caparica, fundado a 22 de Janeiro de 2001.

No concelho do Barreiro há dois ranchos. O Rancho Folclórico de Danças e Cantares da Região do Barreiro, nascido a 30 de Julho de 1982, e o Rancho Folclórico Regional do Lavradio”, fundado a 24 de Dezembro de 1985.

Grândola tem três grupos folclóricos. O Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril, que foi criado a 5 de Abril de 1979, o Rancho Folclórico dos Cantares de Grândola, fundado a 9 de Junho de 1989, e o Rancho Folclórico de Danças e Cantares ‘Os Rurais de Água Derramada’, cuja fundação data de 11 de Março de 1996.

A Moita possui actualmente três. O Rancho Folclórico do Clube Recreativo Sport Chinquilho Arroteense, formalizado no dia 1 de Março de 1969, o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia, fundado a 19 de Abril de 1980, e o Rancho Folclórico ‘Os Fazendeiros da Barra Cheia e Arredores’, cuja “natureza etnográfica” foi fundada em 1981 e constituída legalmente a 4 de Setembro de 1984.

No concelho do Montijo existem quatro ranchos. O mais antigo é o Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, fundado a 1 de Novembro de 1982. De seguida temos o Rancho Folclórico Juventude Atalaiense, nascido a 13 de Novembro de 1986. Nesse mesmo ano, nasceu também o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural das Taipadas, no dia 19 de Novembro. Em 2014 surgiu um quarto grupo, denominado Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião Danças e Cantares da Freguesia de Canha.

Palmela, com dez grupos, é o município com mais ranchos folclóricos em funcionamento. O primeiro a ser fundado, a 2 de Julho de 1971, foi o Rancho Folclórico do Poceirão. Três anos depois, a 13 de Janeiro de 1974, nasceu o Rancho Folclórico ‘Os Fazendeiros das Lagameças’. Em 1979 foi a vez da Lagoinha ter o seu grupo, o Rancho Folclórico da Lagoinha, fundado a 28 de Janeiro de 1979. Uns anos mais tarde nasceu, a 24 de Abril de 1980, o Rancho Folclórico Regional da Palhota e Venda do Alcaide. Nesse mesmo ano, nasceu também o Rancho Folclórico ‘Os Rurais Lagoa da Palha e Arredores’, formalizado a 5 de Outubro de 1980. Dois anos depois veio o Rancho Folclórico de Rio Frio, a 1 de Julho de 1982, e, em 1983, foi criado o Grupo Folclórico Danças e Cânticos Olhos de Água. O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo surgiu a 15 de Dezembro de 1986 e, a 1 de Fevereiro de 1987, foi a vez do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó. Por fim, já em pleno século XXI, em 2014, foi fundado o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho.

No concelho de Santiago do Cacém há dois ranchos. O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Alvalade, cuja fundação tem duas datas: A Casa do Povo de Alvalade foi fundada em 1943 e o Grupo Coral e Etnográfico surgiu em 1964. E o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia foi formalizado em 1978.

O concelho do Seixal, com sete formações, é o segundo concelho com mais grupos, a seguir a Palmela. O primeiro rancho é o Rancho Folclórico Estrelinhas do Sul, fundado no dia 13 de Maio de 1979. O segundo, Grupo de Danças e Cantares dos Redondos, Fernão Ferro, foi inaugurado a 13 de Outubro de 1981.  No ano seguinte surgiram mais dois: o Rancho Folclórico Andorinhas do Pinhal e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios. O Rancho Danças e Cantares de Vale de Milhaços foi criado em 1984 e, em 2007, foi a vez do Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela. No dia 19 de Fevereiro de 2008 nasceu ainda a Associação Cultural do Rancho Folclórico Alegria da Nossa Terra.

Sesimbra possui apenas um grupo, denominado Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, fundado em 1993.

O concelho de Setúbal tem dois ranchos. O primeiro, Rancho Folclórico de Praias do Sado, foi fundado em 1968 e o segundo, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, foi constituído a 10 de Fevereiro de 1983.

 

Ranchos por concelho

Alcácer do Sal: Grupo Artístico dos Amadores do Sado

Alcochete: Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Rancho Folclórico de Danças e Cantares do Passil; Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora “Os Camponeses” de São Francisco

Almada: Associação Cultural do Rancho Folclórico de Vale Flores; Grupo Etnográfico de Cova da Piedade; Grupo Teatral e Folclórico Qta. Morgadinha; Grupo Etnográfico de Cova da Piedade; Rancho Etnográfico ‘Os Pescadores’ da Costa da Caparica

Barreiro: Rancho Folclórico de Danças e Cantares da Região do Barreiro; Rancho Folclórico Regional do Lavradio

Grândola: Rancho Folclórico de Danças e Cantares Os Rurais de Água Derramada; Rancho Folclórico dos Cantares de Grândola; Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril

Moita: Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia; Rancho Folclórico do Clube Recreativo Sport Chinquilho Arroteense; Rancho Folclórico “Os Fazendeiros da Barra Cheia e Arredores”

Montijo: Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro; Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião; Danças e Cantares da Freguesia de Canha; Rancho Folclórico Juventude Atalaiense; Rancho Folclórico Recreativo e Cultural das Taipadas

Palmela: Grupo Folclórico Danças e Cânticos Olhos de Água; Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho; Rancho Folclórico da Lagoinha; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo; Rancho Folclórico de Rio Frio; Rancho Folclórico do Poceirão; Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó; Rancho Folclórico ‘Os Fazendeiros das Lagameças’; Rancho Folclórico ‘Os Rurais’ Lagoa da Palha e Arredores; Rancho Folclórico Regional da Palhota e Venda do Alcaide

Santiago do Cacém: Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Alvalade; Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia

Seixal: Associação Cultural do Rancho Folclórico Alegria da Nossa Terra; Grupo de Danças e Cantares dos Redondos, Fernão Ferro Rancho Danças e Cantares de Vale de Milhaços; Rancho Folclórico Andorinhas do Pinhal; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios; Rancho Folclórico Estrelinhas do Sul; Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela

Sesimbra: Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra

Setúbal: Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão; Rancho Folclórico de Praias do Sado

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -