8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMunicípio da Moita acolhe encontro nacional do Jogo do Pau

Município da Moita acolhe encontro nacional do Jogo do Pau

Actividades estão previstas em reunião do Jogo do Pau um pouco por todo o território

 

- PUB -

A sede da União Banheirense acolhe no próximo dia 14, todos os grupos que vão participar no Encontro Nacional de Jogo do Pau, com a primeira noite a ser animada pela escola de fados, marchas populares e uma demonstração das escolas locais desta modalidade.

No dia seguinte, a iniciativa prossegue pelas 10h15, com um desfile que vai partir do edifício da Junta, acompanhado pela Banda Filarmónica da Moita e pelos grupos convidados pela Av. Teófilo Braga até ao largo da Câmara da Moita, onde o grupo será recebido pelo presidente da edilidade, Carlos Albino, e vereadores desta autarquia. Após uma exibição desta modalidade no local, ou no Pavilhão Municipal de Exposições, em caso de mau tempo, terá ainda lugar uma recepção aos grupos pela Junta de Freguesia de Alhos Vedros, no Rancho Etnográfico da Barra Cheia.

À tarde, o evento prossegue com a realização de uma palestra sobre Jogo do Pau, tendo como oradores Álvaro Pato e o Mestre Lima Cardoso, seguindo-se a exibição das escolas, duas por cada grupo. Após um apontamento musical do referido rancho, a partir das 21 horas, as instalações da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense, acolhem ainda um momento de animação pela Bateria de Samba e patinagem artística, com uma demonstração da modalidade, pelas 21 horas, no pavilhão da Velhinha.

- PUB -

Na manhã de 16 de Outubro, está prevista a recepção das escolas no edifício da Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos, com uma exibição no largo da igreja ou na sede do 1.º de Maio, caso o mau tempo troque as voltas à organização. À tarde e a partir das 15 horas, neste âmbito, está ainda previsto um passeio pelo concelho e uma visita à Herdade de José Maria da Fonseca, com a iniciativa a chegar ao fim com a exibição das escolas no Páteo do Rosário.

O encontro prevê também, no decorrer desta iniciativa, que tenha lugar uma pequena homenagem, onde serão relembrados alguns dos grandes mestres e jogadores que dignificaram o Jogo do Pau a nível concelhio, como o mestre Silvino Melro, José Ribeiro Chula, António Brinca, Policarpo, Nascimento e muitos outros.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -